Classificação de hotéis por estrelas pode chegar ao fim no Brasil

07 de novembro de 2018 por Leankeep Hotel


O sistema que classifica hotéis entre uma e cinco estrelas pode chegar ao fim por aqui. É o que prevê o Ministério do Turismo, o órgão autorizado a conceder esse tipo de classificação aos empreendimentos hoteleiros no Brasil.

A emissão e a renovação desta nota já estão suspensas desde 2016. Desta forma, nenhum hotel inaugurado depois deste ano possuem de fato as estrelas, por mais que alguns empreendimentos usem a informação em suas estratégias de comunicação.

Essa classificação vem perdendo importância devido aos reviews publicados pelos viajantes nos sites de avaliações de hospedagem e serviços e nas redes sociais. Por isso, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) está em fase de reestruturação para se adaptar a atual realidade do setor, em que o consumidor e empresas estabelecem uma comunicação direta pelas plataformas digitais.

Com a reestruturação, a proposta é que os critérios da SBClass passem a servir como orientação apenas ao setor hoteleiro, como forma de controle.

Antes do acesso digital, fazia sentido um técnico ir até ao estabelecimento consumir o serviço, analisar e classificá-lo pensando na futura experiência do consumidor, já que este contava com poucas informações na hora de escolher a hospedagem. As estrelas davam uma orientação do nível de estrutura e os possíveis serviços que o cliente encontraria no local.

Agora, com tantos feedbacks de usuários, as estrelas não conseguem classificar os detalhes do estabelecimento, algo que possa ser decisivo para o consumidor escolher a hospedagem. Essa facilidade passa mais informações de experiências do que o parecer técnico. Portanto, um viajante pode fechar a sua acomodação já exigindo o quarto e os serviços que são os que mais o agrada, de acordo com as experiências reais que pesquisou online.

Além de servir como guia para os viajantes, os sites de avaliações também mudaram a dinâmica do setor hoteleiro, sendo que muitos hotéis e redes utilizam desse feedback para monitorar e aprimorar a qualidade de seus serviços.

E o seu hotel, atende às expectativas dos hóspedes?
Para entregar o melhor serviço e receber reviews sempre positivas, um conjunto de fatores deve ser gerenciado com excelência. Por exemplo, um hotel limpo e cheiroso é item básico; preze pela segurança e por um atendimento de excelência; ofereça aos viajantes as informações sobre a região onde está localizada o hotel e outras indicações interessantes sobre a cidade. Invista em um sistema de manutenção para organizar todas as atividades e evitar possíveis falhas de serviços e sistemas.

Conte com o nosso software de manutenção preventiva para conquistar uma gestão mais ágil e assertiva, garantindo cada vez mais um serviço de qualidade aos seus hóspedes. Nosso software já otimiza a gestão predial de grandes hotéis e redes brasileiras, como Copacabana Palace, Hotéis Deville, BHG Hotéis, Plaza Hotéis, Resorts e SPAs e muito mais. Confira alguns cases do Leankeep Hotel.

Descubra todos os diferenciais do software e solicite uma demonstração para seu empreendimento.

Fonte: Folha de São Paulo.  

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: