Como fazer a manutenção da instalação de gás em condomínios?

17 de abril de 2019 por Leankeep Building


Você já deve ter ouvido falar em graves acidentes causados por vazamentos de gás. Para evitar qualquer tipo de risco é essencial que as instalações sejam inspecionadas. E para auxiliar no cuidado desse tipo de instalação, não só em condomínios como em qualquer lugar que utilize sistemas de gás, reunimos algumas informações importantes para incluir no plano de manutenção. Confira!

Como é feita a inspeção?

A inspeção do sistema de gás é feita sempre que um empreendimento é entregue e é obrigatório sempre que o local for renovar o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Para isso, é necessário um laudo de um engenheiro com ART esclarecendo que está tudo conforme a NBR 15.526/2007 da ABNT. Não é obrigatório o check up anual, mas muitos síndicos optam por fazer para garantir a segurança do condomínio.

Para fazer a inspeção, o primeiro passo é realizar a vistoria visual para ver as condições e se precisará de reparos, depois observar a central de gás onde deve haver placas, grades e ralos com mais de 1,5m dos botijões. Além disso, é preciso fazer um teste de estanqueidade para verificar se há algum vazamento e então observar se o encanamento de gás não está muito próximo dos fios elétricos. Caso contrário, deve ser modificado.

Em condomínios mais antigos, é comum encontrar problemas na ventilação, ferrugem, vazamento de gás, falta de extintores próximos aos abrigos e muito mais. Por isso, ter um plano de manutenção é essencial para garantir que sejam feitas as trocas necessárias e não hajam problemas futuros.

Qual a validade dos equipamentos?

Segundo as normas da ABNT 8473:2001, as reguladoras possuem cinco anos de validade. Já os medidores não têm uma norma específica, mas os fabricantes orientam que seja feita a troca em até 10 anos. E a tubulação de gás depende do material utilizado, por exemplo: o tubo galvanizado dura entre 20 e 26 anos e o tubo de cobre dura aproximadamente 50 anos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, feita de forma correta, garante componentes com maior tempo de duração, pois seu objetivo é reduzir a probabilidade de falhas.

Para fazer um plano de manutenção, pode-se utilizar um software de gestão predial onde deve conter as seguintes informações sobre os equipamentos:

  • Especificações técnicas;
  • Quando foram instalados;
  • Data de validade, caso possua;
  • Última manutenção feita;
  • Orientações do fabricante.

E, que tal fazer o seu plano de manutenção predial com o Leankeep Building? Além das instalações de gás, você poderá garantir a manutenção em dia de todos os sistemas prediais , além de atender rapidamente os chamados e gerenciar toda a operação, otimizando a  gestão do condomínio. Solicite uma demonstração aqui!

FONTE: Guia condomínio completo, Sindiconet

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Bandeira.