Como funciona a manutenção em elevadores?

22 de março de 2019 por Leankeep Building


O elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, já que é o veículo que apresenta o menor número de acidentes. Mas, para manter o primeiro lugar no ranking e a segurança de quem utiliza, é necessário estar com a manutenção em dia e sempre preparado para possíveis imprevistos.

Existem dois tipos de manutenção para elevadores:

  • Manutenção preventiva: é realizada periodicamente para verificar e fazer a troca de peças que apresentem defeitos e, assim, evitar problemas. Desta forma, além de garantir o bem-estar de quem utiliza, também reduz custos, pois o reparo do equipamento danificado pode sair muito mais caro do que a simples troca de peças.
  • Manutenção corretiva: é aquela em que o problema já aconteceu e precisa ser resolvido imediatamente para que o elevador volte a funcionar.

Independente de qual tipo de manutenção, deve-se avisar a data e o horário de realização aos que usam o elevador e nunca esquecer de sinalizar o serviço, para certificar-se de que os elevadores não podem ser utilizados naquele período.

Os serviços de manutenção também devem ser acompanhados pelo síndico, zelador ou administrador, para garantir que tudo seja verificado e que as peças trocadas estejam corretas.

Principais pontos a serem conferidos na manutenção

Portas automáticas

As portas automáticas são responsáveis por manter os passageiros seguros. Sua manutenção evita que as portas se abram sozinhas ou abram fora do andar e, assim, impedir acidentes como queda em fossos abertos.

Sistema de alarme e comunicação

Em casos de emergência dentro do elevador, o sistema de alarme e interfone irão garantir que os passageiros notifiquem o problema e mantenham a calma.

Casa de máquinas

Os cuidados não devem ser voltados apenas para os equipamentos. A casa de máquinas precisa ser preservada, restrita e nunca deve ser utilizada como depósito ou outras funções.

Peças

As peças principais do elevador devem ser analisadas com frequência e trocadas em qualquer sinal de defeito, são elas:

  • Quadro de energia;
  • Quadro de comando;
  • Cabo de aço;
  • Máquina de tração;
  • Limitador de velocidade;
  • Fita seladora;
  • Polia de desvio;
  • Cabina;
  • Portas;
  • Botões;
  • Contrapeso;
  • Fundo do poço.

Atente-se aos sinais de danos!

  1. De acordo com as normas de segurança, o elevador não deve ultrapassar o desnível de 5 cm, parar entre dois andares, dar trancos ou apresentar ruídos;
  2. Fios desencapados, poças de óleos ou infiltrações na casa das máquinas são sinais de que o elevador precisa de manutenção, imediatamente;
  3. Limpeza com grandes quantidades de água, de modo que escorra pelas portas, ocasiona em deterioração do mecanismo.

Ao presenciar algum desses sinais, o responsável pela manutenção deve ser contatado o mais rápido possível para evitar acidentes e grandes problemas para o empreendimento.

Software Leankeep

Com o software de gestão predial Leankeep, fica muito mais fácil organizar e controlar todas as manutenções. Através dele é possível criar um plano de manutenção preventiva do elevador, onde serão cadastradas todas as atividades e verificações com a periodicidade necessária para manter o perfeito funcionamento. Além disso, é possível cadastrar todos os equipamentos utilizados e tomar decisões a partir de relatórios e indicadores. São muitas as soluções para melhorar o desempenho do local de forma simples e ágil. Conheça a ferramenta e solicite uma demonstração!

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Coração.