Como tomar decisões mais assertivas na manutenção predial

11 de dezembro de 2018 por Leankeep Service


A tomada de decisões na rotina da manutenção predial é essencial para o excelente desempenho do negócio como todo. Optar por mudanças sem planejar, sem mensurar os dados dos ativos são atitudes que colocam em risco as atividades prediais e pode trazer resultados negativos. Confira a seguir estratégias que podem ajudá-lo nas decisões da rotina de Facility Management:

Diferentes fatores influenciam nas decisões em uma organização, como os recursos financeiros, disponibilidade de mão de obra especializada, materiais fornecidos, preservar a integridade das máquinas e sistemas e os prazos de entrega. O mercado está cada vez mais exigente e competitivo e analisar todos esses aspectos é dever do gestor de manutenção, pois deixar passar alguns detalhes pode atrapalhar o desempenho da equipe e o funcionamento do negócio. Dessa maneira, é importante estar preparado para superar os obstáculos e solucionar os problemas o mais rápido possível.

Lembrando que todas as tomadas de decisões devem manter ou melhorar o padrão de qualidade do serviço. Considerando sempre o que foi planejado, os objetivos do negócio, a intenção de reduzir os números de falhas e paradas inesperadas dos setores, sistemas e máquinas.  

Maneiras para melhorar a tomada de decisões na manutenção predial

Novas tecnologias, regras e necessidades de mudanças, instabilidade no mercado, entre outros fatores, surgem quando menos se espera e tudo isso influencia diretamente nas decisões do setor de manutenção. Seguir metodologias obsoletas ou inadequadas só atrapalham na produtividade, além de implicarem na queda da qualidade do serviço. Por esses motivos, é crucial que a equipe de facilities esteja antenada a essas mudanças, atualizada sobre o assunto através da participação em eventos, cursos e fóruns, fazer networking e procurar por ferramentas inteligentes que somam em toda gestão da manutenção. 

Planejamento das atividades de manutenção predial  

Para dar andamento nas diferentes funções é necessário que seja feito um bom planejamento de ações de manutenção, integrando setores, para que todas atividades tenham a melhor performance. Também é preciso analisar o histórico de manutenções, com o propósito de melhorar o funcionamento de cada ativo.

Organize a data e horário da manutenção, aponte os problemas encontrados e as peças que devem ser trocadas e faça o planejamento de todo o custo operacional. Todas essas informações centralizadas mostram o comportamento de cada sistema, sempre a fim de otimizar as tomadas de decisões e de alcançar as vantagens nos processos de manutenção de uma organização. Desta forma, você tem um cronograma organizado e eficaz das manutenções preventivas, com soluções rápidas e eficientes de falhas, reduzindo as paradas de produção e seguindo à risca os prazos da manutenção.

Comunicação transparente com equipes e fornecedores  

Conhecer toda a equipe envolvida e descobrir suas potencialidades é essencial para criar times cada vez mais ágeis. Comunicar-se bem garante uma mensagem sem ruído com os envolvidos e, consequentemente, a atividade será cumprida conforme os direcionamentos. Além do mais, o diálogo objetivo e transparente aponta informações que apenas aquele colaborador consegue visualizar durante as atividades manutenção, mostrando um diferente ponto de vista, sendo esse de grande importância para encontrar novas soluções na gestão.  

Conte com um software de gestão de manutenção  

Um software de gerenciamento é uma excelente ferramenta para otimizar toda a rotina da manutenção predial. O sistema centraliza e organiza todas as atividades envolvidas na rotina do setor.

Entre as diferentes funcionalidades, um software inteligente permite o preparo de um bom plano de manutenção, a criação de um cronograma de manutenções, que sua equipe faça a abertura e o fechamento de chamados, realiza a coleta de dados do desempenho dos ativos de uma empresa, centralizando, organizando e gerando dados reais e confiáveis em um lugar só. A linguagem e as funções também são práticas para trabalhar todas as etapas de forma simples com todos os envolvidos do setor.   

Além disso, um software proporciona a mobilidade e que a equipe se comunique em tempo real, mesmo os colaboradores que realizam as atividades em casas, máquinas ou em campo. A comunicação também funciona com os fornecedores, que serão notificados a atualizar o estoque, evitando que falte algo e prejudique todo o funcionamento da empresa. Tudo isso proporciona clareza nas demandas e muito mais agilidade para as equipes de facilities.

Com um banco de dados completo e atualizado, o gestor pode acompanhar todo esse processo em tempo real e pode tomar decisões rápidas quando for preciso.  

Conte com o software Leankeep Service para tomar decisões mais assertivas nas operações de manutenção e para se manter atualizado, atendendo às demandas e novidades do mercado, sem medo de errar e de prejudicar a qualidade do funcionamento da sua empresa. Conheça todas as soluções do software e solicite uma demonstração da ferramenta.   

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Casa.