COVID-19 – Como diminuir os impactos do Coronavírus através do PMOC

23 de março de 2020 por Leankeep


O COVID-19 chamado popularmente de Coronavírus é altamente contagioso e uma de suas formas de transmissão é através do ar. Por isso, realizar os planos preventivos de manutenção dos sistemas de ar condicionado é ainda mais importante neste momento. E o papel do PMOC – documento regulamentado e exigido pela Anvisa, que atesta a qualidade do ar em ambientes refrigerados, se torna cada vez mais essencial em shoppings, universidades, e empreendimentos que possuem fluxo recorrente de pessoas. Mas com todas as precauções mundiais tomadas para conter o vírus, o aparelho de ar condicionado pode ser um vilão ou aliado na disseminação do COVID-19? Há alguma relação do vírus com o sistema de climatização? Essa são respostas que veremos adiante, porém, o que se sabe é que locais que não possuem a manutenção correta representam riscos nocivos à saúde de todos os seus ocupantes.

Existe uma alguma relação entre o ar condicionado e a disseminação do covid-19? 

Buscamos nos aprofundar na possível relação entre o Coronavírus e os equipamentos de ar condicionado. Em conversa com os Engenheiros da Michelena Climatização, empresa renomada em seu segmento com 39 anos de experiência, contam que um sistema de ar bem projetado, com taxas de renovação bem dimensionadas e manutenção adequada com filtros e serpentinas limpas, minimizam o surgimento de doenças respiratórias que poderiam ser um agravante as pessoas expostas ao coronavírus.

Outra observação feita pela equipe é realizar o planejamento correto de manutenção e manter o Plano de Operação Manutenção e Controle (PMOC) em dia, para assegurar as condições apropriadas de funcionamento dos sistemas de climatização e garantir a qualidade do ar interior. As empresas devem investir na manutenção preventiva de seus equipamentos e cumprir as exigências da  lei através do documento PMOC. As normas e os padrões da ANVISA ajudam no rendimento do equipamento, evitam falhas e contribuem para a estabilização dos agentes poluentes do ar. O resultado dessa ação é o aumento da qualidade de vida nos ambientes refrigerados e a diminuição dos casos de problemas respiratórios.

Como as equipes de manutenção podem se proteger do Coronavírus na manutenção desses equipamentos?

Diante da situação que enfrentamos hoje, os Engenheiros da Michelena relembram as equipes de manutenção sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Adotar medidas de segurança é indispensável para a saúde dos técnicos durante a execução de qualquer serviço. Máscaras, luvas e demais ítens de proteção e higienização evitam a contaminação de diversos agentes biológicos. Em equipamentos de climatização é ainda mais essencial o seu uso, pois técnicos, especialmente os que realizam atividades de limpeza e ajustes, ficam em contato direto com todos os tipos de poluentes e microorganismos. 

Ter um software de operação e manutenção ajuda na contenção do COVID-19?

O maior risco de contágio do Coronavírus está no ar e acontece através de contato físico, dessa forma, um software se torna uma ferramenta aliada das empresas na elaboração de planos de contenção contra o COVID-19Ele também garante que o PMOC fique em dia através do planejamento de atividades preventivas e, o controle de corretivas, assegura que a estrutura de qualquer empreendimento fique protegida evitando que outros vírus se instalem nos aparelhos de refrigeração. 

 

O  software de manutenção e operação Leankeep conta com funcionalidades que jogam ao seu favor neste momento de crise, para: 

  • Criar planos de atividades periódicas a serem realizadas para conter a disseminação do COVID-19;
  • Acompanhar o desempenho de todas as atividades distribuídas na agenda de cada técnico;
  • Gerenciar e integrar equipes e fornecedores envolvidos na operação predial;
  • Controlar o uso de materiais e EPI’s utilizados pelos técnicos;
  • Abrir chamados e garantir resolução rápida de ocorrências;
  • Emitir o PMOC dentro do padrão exigido pela ANVISA – Faça o download aqui e confira o checklist completo deste documento;
  • Avaliar e tomar decisões com base em relatórios e indicadores.

O software agiliza a gestão das manutenções de forma simples e eficaz, oferecendo benefícios à gestores e equipes de campo, otimizando tempo e trazendo transparência na operação. 

Com tudo em dia, as chances de contaminação podem diminuir. Saiba mais sobre o Leankeep e conheça nossas soluções: Building, Hotel e Service e solicite uma demonstração. 

 

Fonte: Michelena, Abrava, Ministério da Saúde

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Coração.