Descubra quais são os principais custos da manutenção predial

05 de dezembro de 2018 por Leankeep


Adotar estratégias para reduzir os gastos com a operação de uma empresa é um desafio constante para o gestor responsável por este setor. Afinal, despesas baixas indicam máquinas em bom funcionamento e produção no ritmo certo. Confira a seguir os principais custos da manutenção predial e saiba como reduzi-los:  

Quais são os custos da manutenção predial?  

Os custos gerados pela manutenção são todos os serviços, materiais e equipes que englobam a mão de obra. Ferramentas, peças de reposição, depreciação de equipamentos, entre outros itens e serviços que fazem os diferentes setores de uma empresa funcionarem bem e, que impactam no caixa do negócio por uma falha.  

As organizações utilizam equipamentos semelhantes, e quando atuam na mesma área os sistemas são quase idênticos. No entanto, cada empresa tem sua cultura organizacional, sua própria dinâmica e métodos para produzir de forma mais competitiva. E, naturalmente, elas estão sujeitas a falhas, quebras e precisam lidar com trocas de peças e ajustes periódicos.   

Desta forma, a organização que faz o uso mais eficiente do setor de manutenção predial tende a reduzir custos significativos, evitando as corretivas e mantendo a alta qualidade do serviço. Por essa razão, uma manutenção efetiva é aquela que trabalha constantemente para otimizar seus processos e reduzir custos.

Como identificar os custos de manutenção de uma empresa?  

Realizar o levantamento dos custos pode ser um desafio, caso a empresa não possua um sistema específico para controlar todos os processos do seu dia a dia. A primeira etapa é dividir os custos do negócio da seguinte forma:  

Custos diretos
São aqueles que envolvem a mão de obra, ferramentas, peças de reposição, serviços e insumos.  

Custos indiretos
Esses gastos são resultados da depreciação de equipamentos e de prejuízos causados pela interrupção de uma atividade, conhecido como lucro cessante.

Custos induzidos
Esses são relacionados aos impactos nos processos produtivos ou no caixa da empresa. Muitas vezes são resultado de uma falha no setor de manutenção.    

Essa divisão facilita a organização das informações mostrando a origem dos gastos. No entanto, caso os métodos utilizados para centralizar e mensurar esses dados sejam obsoletos, como controles impressos e/ou planilhas, abrem muito espaço para falhas e desentendimentos.

A melhor forma de ter dados confiáveis é contar com a tecnologia. Uma ferramenta especializada que registre todos os processos e custos da manutenção, proporcionando uma gestão eficiente dos recursos do setor.   

Como um software de Gestão Predial pode reduzir os custos da manutenção?  

Um sistema para gestão online permite que todo o setor de manutenção seja acompanhado com os dados reais de cada ativo, gerando relatórios e controles confiáveis. Ele trabalhará facilmente os indicadores importantes, que fazem diferença nas tomadas de decisões, apontando despesas, produtividade, mensuração de tempo, entre outros.

Com as soluções da ferramenta, todos os custos envolvidos na manutenção se tornam mais fáceis de levantar, controlar e de rastrear o histórico. Isso porque um software de qualidade faz o uso inteligente dos itens, das atividades e dos chamados cadastrados, transformando, em tempo real, os dados coletados de cada ativo em informações relevantes, identificando os pontos críticos que merecem atenção imediata. Um software ainda promove um gerenciamento da manutenção com foco na melhoria contínua da infraestrutura, pois fornece um histórico de todos os serviços realizados, formando uma base sólida de tudo que é feito pelo setor, apontando as mudanças e corretivas mais apropriadas.  

Um software dá ao gestor o acesso simples e rápido às informações mais importantes favorecendo tomada de decisões mais assertivas e tudo isso na palma da mão, via smartphone, seja online ou offline.

É uma estratégia e uma organização para elevar o desempenho da sua equipe. Consequentemente, em um curto prazo, a gestão dos custos de manutenção se tornará mais eficiente melhorando o desempenho da sua empresa, tornando-a cada vez mais competitiva e gerando valor aos negócios.   

Conheça os três segmentos do Leankeep Facility Software: Building, Hotel e Service e veja como ele pode transformar a gestão de manutenção do seu empreendimento. 

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: