Do “pessoal” da manutenção ao Facility Management

23 de maio de 2019 por Leankeep


Os serviços prediais são diversos. Dentre eles destacam-se as inúmeras manutenções que precisam ser realizadas e operacionalizadas. Mas como tudo no mundo, tais serviços passaram e continuam passando por evoluções, ao longo dos anos. Estamos nos referindo à passagem da manutenção ao Facility Management.

A manutenção predial envolve o cuidado com a infraestrutura de um prédio, dando atenção para todos os sistemas, tais como: climatização, elétricos, hidráulicos, incêndio, segurança, comunicação, entre outros.

Para que as manutenções sejam realizadas, é preciso que haja planejamento e disponibilização de recursos. A falta deste serviço faz com que exista um alto risco de prejuízo financeiro, além de risco à saúde e a segurança, prejudicando muitas pessoas.

Analisamos então que o serviço de manutenção é de extrema importância para um prédio, dando uma atenção especial à parte operacional e garantindo a qualidade da estrutura.

Assim como todos os serviços, este também passa por evoluções no decorrer dos anos e aí chegamos à manutenção ao Facility Management.

Mas afinal, o que é Facility Management?

O Facility Management pode ser visto como uma gestão de infraestruturas. É um campo muito vasto que engloba a manutenção de infraestruturas prediais, além de trabalhar na gestão de pessoas e tarefas do dia a dia.

Os Facilities envolvem bastante a tecnologia, permitindo que os serviços de manutenções sejam aprimorados e possam ser realizados de maneira mais eficaz e com mais organização.

Devido ao tempo reduzido para executarem trabalhos operacionais, diversos profissionais vêm buscando pelos serviços realizados pelos Facilities, permitindo que a evolução da manutenção ao Facility Management ocorresse de forma rápida.

Enquanto as manutenções passaram a dedicar mais tempo para as operações em si, os Facilities podem ser vistos como uma “inteligência”, que fazem uso de dados e históricos para pensar de forma preditiva.

Através deles, tornou-se possível:

  • Antecipar possíveis danos que ocorreriam no futuro
  • Evitar riscos prediais
  • Acelerar o processo de manutenção
  • Economizar tempo de gestores prediais
  • Podem pensar no prédio como um todo.

O surgimento dos Facilities não passou a significar a inexistência ou extinção dos serviços de manutenção, mas sim aprimorar os mesmos, para que tudo possa ser feito de forma mais simples e traga resultados amplamente satisfatórios. O avanço da manutenção ao Facility Management certamente foi um marco na vida de gestores ou de pessoas que trabalham no ramo de construção civil.

Os custos de manutenção passaram a ser vistos como fonte de valores sustentáveis. Perceberam que é possível entregar edificações mais eficientes, permitindo com que os gastos com a mesma sejam reduzidos, ou seja, o Facility auxilia na economia.

Atualmente, devido a tanto desenvolvimento, o Facility Management faz uso de tecnologias de ponta, como robôs e sistemas inovadores que permitem, por exemplo, que o histórico de um ativo ou agenda de trabalho de um técnico sejam acessados facilmente por uma simples leitura de um código QR code colado no equipamento.

É preciso que as empresas tenham consciência de que quanto mais crescimento ela tiver, mais rápido irá precisar evoluir da simples manutenção ao Facility Management e, assim, realizar um trabalho eficaz, usufruindo do melhor que a tecnologia tem a oferecer, podendo colher excelentes resultados.

Leankeep Facility Software

O Software Leankeep é uma solução em tecnologia que permite trazer amplos resultados para os negócios, pois nele é possível: gerenciar equipes e pessoas, planejar a manutenção preventiva, controlar e atender chamados e muito mais. Além disso, o Leankeep permite a leitura de QR Codes de um equipamento ou de uma área para agilizar os processos de manutenção.

Conheça todas as soluções do Leankeep Service e veja todos os benefícios que pode trazer para sua empresa.

FONTE: Mega

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Chave.