Facilities: qual é a sua importância e os serviços mais procurados?

18 de julho de 2018 por Leankeep Service


Cada empresa apresenta a necessidade de diferentes serviços para que sua operação seja segura e lucrativa, independente do tamanho ou setor. Entre as atividades principais, os gestores precisam atender a essas demandas por meio de sua infraestrutura interna ou optar pela terceirização de atividades. O termo inglês facilities, facilidades em português, são os serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes.

Ao invés de contratar uma equipe internamente para realizar os serviços, o empreendedor contrata outra organização, que será responsável por providenciar os funcionários especialistas responsáveis pela operação das diferentes tarefas.

Os serviços de facilities são muito comuns em condomínios, empresas e indústria que contratam para fornecer a operacionalização, com o intuito de evitar falhas e manter tudo em pleno funcionamento.

Existe uma série de serviços que podem ser oferecidos pelo setor. As atividades mudam conforme a linha de operação que a empresa de facilities atua e o volume de serviços que oferecem ao mercado.

Atualmente, as áreas mais comum de contratação de facilities são as de apoio, que envolve os serviços como limpeza, jardinagem, manutenção e recepção. No entanto, o novo setor oferece soluções para as mais diversas áreas.

Quando esse serviço é contrato por uma empresa, é comum um gerente de facilities acompanhar e supervisionar todos os afazeres, as máquinas e setores que estão incluídos no contrato. Este profissional é indispensável para manter o controle das ações e da qualidade do serviço que está sendo realizado.

Quais são os serviços de facilities mais procurados?

Alguns serviços são mais procurados que outros pelo fato de ser terceirizados sem maiores problemas. Entre os mais buscados estão:  

Manutenção elétrica

A manutenção elétrica é essencial para o bom funcionamento de qualquer prédio, independente de ser uma instalação antiga ou recente. Porém, quanto maior a construção, maior será o problema caso a manutenção elétrica não esteja em dia. Entre o controle rígido das instalações elétricas no plano de manutenção preventiva, estão:   

– analisar a quantidade de carga elétrica da instalação;   
– verificar equipamentos que ultrapassam a carga elétrica necessária, como ar-condicionado;
– conferir as instalações que ameaçam causar sobrecarga na rede;
– fazer a manutenção de cabeamento, interruptores, plugues e outras partes da rede;  
– analisar as situações dos fios para evitar curtos e acidentes;
– inspecionar equipamentos e dispositivos de segurança, como o disjuntor;
– verificar o ciclo de vida dos equipamentos e substituir os que forem precisos;
– averiguar os equipamento que estão sem uso há muito tempo.  

Contar com um bom plano de manutenção preventiva garante economia de energia, economia por parte da administração e a segurança dos usuários, porque apenas com a manutenção correta é possível evitar acidentes graves e até mesmo fatais.  

Manutenção Hidráulica

O sistema hidráulico de médios a grandes empreendimentos é complexo, porque envolve vários componentes e, desta forma, exige atenção redobrada. Confira a seguir algumas atividades integrantes da manutenção predial relativas ao sistema hidráulico:  

– lavagem dos reservatórios de água;
– checagem de bombas hidráulicas;
– limpeza de filtros e tubulações;
– reparo de vazamentos e infiltrações;
– manutenção de sistemas de captação de água pluvial;
– eliminar depósitos de água parada;
– limpeza de caixas de gordura, ralos, sifões, etc.  

Climatização

A manutenção dos aparelhos de ar-condicionado são tão importantes para a saúde e bem-estar dos usuários de prédios públicos, corporativos e outros, que o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) tonou-se obrigatório em todos os edifícios que possuem sistemas de ar condicionado. O não cumprimento da manutenção do PMOC configura em  infração sanitária, sujeito a multa de até R$ 200 mil.

Manter a manutenção constante e cuidadosa dos aparelhos de ar-condicionado evita eventuais despesas, ações corretivas e até mesmo um incêndio por conta de curto circuito ou outras falhas. Os reservatórios de água, os dutos e filtros dos equipamentos de climatização também devem estar sempre limpos, porque são propícios a reter partículas nocivas e, assim, disseminar bactérias no ambiente predial.

Limpeza e jardim  

Ter um ambiente limpo e organizado é necessário para viver ou trabalhar no dia a dia. A limpeza das áreas comuns e a manutenção dos jardins precisam ser muito bem feitas. Para mantê-las sempre limpas, é necessário a colaboração de todos, a conscientização de não jogar lixo no chão e outras atitudes higiênicas para manter o local organizado.    

Para os jardins, entram na lista de manutenção o corte de grama e podas de árvores periódicas. Os restos de podas devem ser descartados de forma correta, conforme a programação da prefeitura local. Essas atitudes são necessárias não só para preservar a estética do local, mas também para evitar pragas e bichos nocivos. O não descarte da limpeza do jardim pode trazer riscos de incêndio, devido aos galhos e folhas secas acumulados.  

Higienização de depósitos de resíduos

Os depósitos de resíduos e lixos em geral devem ser higienizados com freqüência, para evitar problemas de saúde e a atração de insetos.  

Prevenção de incêndio

Realizar a manutenção de equipamentos contra incêndios é obrigatório. A lei de vistoria do Corpo de Bombeiros exige que toda edificação comprove que os equipamentos contra incêndio estejam em excelentes condições.  

Segurança

A segurança é essencial para uma empresa, para não colocar o local e os usuários em risco. E é necessário realizar alguns procedimentos periódicos quanto à manutenção dos sistemas de controle e acesso. Entre os equipamentos e setores, os seguintes itens devem ser conferidos com frequência:  

– interfones e portaria eletrônica;  
– segurança dos elevadores;  
– cercas elétricas;
– funcionamento das câmeras de vigilância.  

Qual a importância do serviços de facilities para o mercado?  

O setor de facilities vem se consolidando e crescendo cada vez mais com o intuito de proporcionar um atendimento direto e especializado. De acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), só em 2016, no Brasil, a área de facilities management movimentou 100 bilhões de reais e a expectativa global para 2018 é alcançar a marca de 1,3 trilhão de dólares.  

Apesar de serem atividades de apoio, elas são essenciais para o bom funcionamento de uma organização. Por exemplo, um hotel ou um shopping mal cuidado terá o impacto direto no desempenho do seu funcionamento e na sua economia. Por isso, nenhum negócio pode se dar ao luxo de não se preocupar com todas as áreas.

Com a contratação desse serviço, as empresas focam nas suas atividades principais, no mercado que atua e na sua competitividade. Sem se preocupar com as diferentes necessidades que mantém o local em pleno funcionamento e atrativo para os funcionários, usuários e/ou clientes. Dessa forma, os funcionários também estarão focados apenas em produzir o que realmente gera valor para seu negócio e não em outras demandas.

Procurar por uma empresa idônea e qualificada para assumir as tarefas de facilities vai prolongar a vida útil do prédio, além da manutenção preventiva predial reduzir custos de operações e evitar manutenções corretivas. A pesquisa realizada pela ABRAFAC também apontou que o investimento em gestão de facilities pode gerar um impacto de até 20% de economia com infraestrutura de uma empresa.

As manutenções periódicas realizadas pelo setor de facilities ainda garantem uma ambiente seguro, evitando até mesmo uma fatalidade dentro do prédio comercial. Um estudo realizado pela Câmara de Inspeção Predial do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), publicado pela Revista Infra, apontou que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes ocorridos em edificações, com mais de 10 anos de uso e operação são relacionados à deficiência com a manutenção, perda precoce de desempenho e deterioração acentuada.

Esperamos que essas informações tenham tirados suas dúvidas sobre o que significa o serviço de facilities e a importância desse setor para sua empresa. Siga as nossas redes sociais Facebook e LinkedIn para acompanhar mais dicas e notícias sobre o setor de facilities.

Fontes: Morhena e Esgotecnica

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: