Manutenção em fachadas: entenda como fazer

27 de novembro de 2019 por Leankeep Building


As fachadas são uma parte integral de um edifício. Além de seu valor estético, são um item que valoriza o bem imobiliário. Para realizar essa operação, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto e uma equipe de manutenção qualificada para executar essa tarefa da melhor forma possível. 

Um primeiro passo é identificar a verdadeira causa de algum defeito na fachada. Uma mancha pode ser uma infiltração, por exemplo, e a solução indicada seria corrigir esse problema maior e não só pintar por cima. A longo prazo, este tipo de manutenção irá prolongar a vida útil do edifício, evitar prejuízos e gastos desnecessários. 

É importante verificar o material utilizado no revestimento. Caso seja de concreto, pastilhas, cerâmica, tijolo, ou outro, é necessário ter cuidados especializados para que a restauração seja realizada de forma correta. A qualidade do serviço impacta diretamente no resultado estético da reforma quanto na segurança: se realizado de forma incorreta, a manutenção pode prejudicar a impermeabilização do edifício. 

Para preservar a fechada por o máximo de tempo, é recomendado realizar limpezas regulares. Como cada edifício tem a sua particularidade, é fundamental que a limpeza seja feita por uma equipe experiente. Por exemplo, em regiões mais chuvosas, em ruas sem pavimento ou com terra avermelhada, a limpeza precisa ser realizada com uma frequência maior. A limpeza também precisa ser agendada com antecedência em dias que atrapalhe o mínimo o possível o fluxo de pessoas no local. 

A manutenção preventiva, realizada em períodos regulares, é essencial para garantir que o edifício esteja em condições seguras para todos que frequentam este espaço. Anualmente, é indicado realizar atividades como verificar a integridade de paredes externas, verificar a calefação, fixação de itens como antenas e para-raios, integridade de rejuntamento da chaminé, janelas, entre outros. 

Leankeep Facility Software é a melhor ferramenta digital para centralizar e organizar as atividades de manutenção de sua empresa. Para agilizar a operação da equipe de manutenção, em apenas alguns cliques, é possível integrar a comunicação entre equipes e fornecedores, abrir e acompanhar chamados, acessar os dados online e offline, e para tomar decisões estratégicas mais assertivas pelos gestores, acesso a relatórios e indicadores confiáveis na plataforma.  Acesse o site e conheça mais sobre os benefícios que você poderá adotar na gestão predial de seu empreendimento. 

FONTES: Fórum da Construção, Direcional Condomínios e FiberSals.

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Carro.