Manutenção Preventiva e Preditiva: descubra a diferença e saiba qual é a ideal para sua empresa

14 de novembro de 2018 por Leankeep Building


A redução das despesas operacionais tornou-se uma prioridade para a maioria das empresas, independente do seu setor de atuação. Para isso, a manutenção preventiva e manutenção preditiva são estratégias de gestão diferentes utilizadas por gestores com o propósito de baixar custos de operações, porém, sem baixar a qualidade dos serviços administrados.

A finalidade das duas táticas são muito semelhantes. A Manutenção Preditiva é focada em inspeções e não é planejada em cima de um cronograma e a Manutenção Preventiva faz parte da estratégia do Planejamento de Controle da Manutenção, para prevenir e amenizar falhas no funcionamento de um empreendimento.

Entenda a seguir quais são as características de cada tipo e saiba qual é a melhor para colocar em prática:

Características da Manutenção Preventiva  
A Manutenção Preventiva é realizada com o objetivo de reduzir a probabilidade de falhas de sistemas, máquinas, setores e unidades. Por isso, ela é planejada e realizada antes que as falhas dos ativos aconteçam. E, também, tem o propósito de prolongar a vida útil dos aparelhos e da edificação de forma geral.

Seu planejamento é baseado no histórico de falhas de máquinas, sistemas e a intensidade de utilização. Através dessas informações, é possível prever a probabilidade das futuras falhas e, assim, traçar manutenções e atividades para manter os sistemas em pleno funcionamento.

Características da Manutenção Preditiva  
A Manutenção Preditiva aponta a situação atual dos ativos de um empreendimento. Analisa as tendências de falhas dos equipamentos, de forma mais completa e estrutural. Para isso, é preciso ferramentas adequadas para o registro de desempenho das máquinas e ocorrências fora do comum, como temperatura, pressão, aceleração e vibrações das máquinas.

No entanto, qual manutenção é a ideal para a sua empresa?   
Não há dúvidas, as duas manutenções são importantes para quem precisa fazer a gestão de diferentes sistemas e setores. Tanto a preventiva como a preditiva são estratégias para reduzir custos, sem perder qualidade de desempenho.

Para optar apenas por uma das duas, deve ser considerada a estrutura e as necessidades da sua empresa. E a melhor escolha a se fazer é pela Manutenção Preventiva, já que ambas precisam ser escolhidas com planejamento prévio. É indicado aliar elas, mesmo que sejam utilizadas em momentos distintos, revezando na manutenção predial. E a aplicação conjunta proporciona inúmeros benefícios. Veja a seguir:

Benefícios da realização conjunta da Manutenção Preventiva e Preditiva
Usar as Manutenções Preditiva e Preventiva juntas diminui drasticamente o número das corretivas. Isso porque a confiabilidade dos equipamentos e sistemas aumentará significativamente, pois as paradas de manutenção poderão ser melhor planejadas e realizadas.

Aumento da produtividade
As análises apontam o desempenho de máquinas e equipes. Desta forma, novas metas podem ser estipuladas, processos aprimorados e a equipe segue um cronograma cada vez mais eficaz. Essas mudanças dão mais agilidade para os colaboradores, aumentando a produtividade em todos os setores envolvidos nas atividades de manutenção. Assim, as chances de uma equipe precisar parar sua tarefa e se deslocar, sem planejamento, para realizar uma corretiva de emergência quase desaparecerá da rotina de operação com essa ação conjunta. À vista disso, o tempo de trabalho também passa a ser otimizado.

Utilizar um software de Gestão de Manutenção Predial trará ainda mais agilidade para o plano de manutenção. Ele organiza, centraliza e cruza informações de forma rápida e confiável reduzindo tempo de verificações em campo, dando mais mobilidade e agilidade para toda a equipe. Além de proporcionar um plano de manutenção predial adequado para a empresa, contar com um software como o Leankeep é ter acesso a informações valiosas para tomadas de decisões cada vez mais assertivas, checklists de manutenção, ordens de serviços totalmente digitais e com um cronograma inteligente, com a proposta de manter uma manutenção de alta performance, inteligente e econômica.

Redução de custos de operação   
O primeiro objetivo de contar com as Manutenções Preventiva e Preditiva é economizar com todo o processo de operação predial. Com essas estratégias é possível evitar as temidas corretivas emergenciais, que são as que mais resultam em custos, porque é preciso trocar peças e até mesmo sistemas inteiros.

Também é ter mais controle de todo orçamento que envolve as operações prediais, com gastos menores, já que a preventiva diminui e até evita a aquisição de peças de reposição e otimiza o tempo de trabalho de toda uma equipe, pois quanto maior for a produtividade das equipes, menores serão os custos.

Redução no risco de acidentes
Aumentar a confiabilidade dos sistemas, setores e unidades também garante mais segurança aos colaboradores, diminuindo riscos de acidentes e problemas de saúde. Devido ao seu constante acompanhamento, a gestão de manutenção resulta em maior tempo de funcionamento de uma infraestrutura e, consequentemente, maior segurança.

Uma empresa se preocupar com a segurança é primordial, porém, não só para a sua imagem, mas também para o bem-estar de todos os usuários que fazem parte dela.

É visível que as Manutenções Preditiva e Preventiva são excelentes estratégias para um bom plano, com a intenção de garantir o excelente funcionamento de uma empresa. E ainda trará inúmeros benefícios como o aumento da confiabilidade, produtividade e, principalmente, da segurança dos colaboradores, equipamentos e sistemas.

Para conquistar resultados ainda mais positivos com o trabalho da manutenção conjunta, conte com um software para ajudar no planejamento de manutenção predial de forma padronizada, simples e prática. Além de integrar equipes diferentes, cruzando todos os dados dos ativos e das aberturas e atendimentos à chamados, incluindo relatórios que apontam melhorias nos processos, que até então não eram visíveis.

Quer saber como o software Leankeep pode transformar a gestão predial da sua empresa? Conheça nossos diferenciais e solicite online uma demonstração para a sua empresa.  

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: