Manutenção preventiva em hotéis: conheça os benefícios e saiba como fazer.

12 de setembro de 2018 por Leankeep Hotel


O cliente que paga por diárias em um hotel não deseja se preocupar com nada e espera ter uma experiência única e positiva do serviço oferecido. E quando isso não ocorre, o hóspede cria uma má impressão do empreendimento e da marca em geral, tornando-se um grande marketing negativo offline e online. Neste último caso, conforme a experiência que o hóspede recebeu, pode ser até mesmo muito difícil de contornar o alcance do review.    

Para o seu hotel oferecer sempre o melhor serviço aos clientes, é fundamental contar com um ótimo plano de manutenção preventiva predial, para assim seguir as atividades diárias de operação à risca.   

 

Manutenção preventiva na hotelaria  

A manutenção preventiva é uma tarefa essencial para manter uma empresa em pleno funcionamento e focar no que mais importa: na produção da sua atividade principal. No entanto, a manutenção preventiva de um hotel é mais importante do que se possa imaginar, é o seu próprio serviço.

Quando se trabalha com o público é preciso ser minucioso e ter muito zelo com todos os processos e materiais para assegurar o conforto e a integridade física das pessoas. É preciso evitar que uma máquina quebre para realizar a sua troca. Isso porque o mal funcionamento de qualquer equipamento de um hotel pode até mesmo colocar em risco à saúde dos hóspedes. Por exemplo, um aquecedor de água com desgaste ou desregulado pode ultrapassar a temperatura ideal e provocar queimaduras em clientes que estão no banho.  

Desta forma, é imprescindível que tudo esteja operando corretamente para proporcionar uma excelente hospedagem e, consequentemente, conquistar a satisfação dos clientes garantindo melhores reviews e mantendo-se assim, competitivo no setor.  

Os benefícios da manutenção preventiva no setor da hotelaria

O empreendimento hoteleiro precisa ter o conhecimento profundo de todos os seus equipamentos, utensílios, setores e unidades com a finalidade de reduzir e ou evitar a perda de desempenho gerado pelo desgaste natural de cada ativo e, também, antecipando avarias que podem prejudicar a proposta de oferecer um ótimo atendimento. Com um bom plano de manutenção preventiva em dia, você e sua equipe terão todas as informações de forma organizada e integrada, viabilizando benefícios como:

– otimização do funcionamento dos ativos;  
– redução da incidência de defeitos;
– identificação e correção de falhas antes do equipamento avariar;
– melhora no desempenho das máquinas;
– aumenta a vida útil dos equipamentos;  
– garante mais segurança de seus hóspedes e funcionários  
– cria um histórico, com detalhes, de cada ativo;  
– reduz custos de operações;
– garante a qualidade dos serviços a seus hóspedes;
– atende as ocorrências com mais agilidade;
– conquista ótimos reviews;
– assegura a comodidade de seus clientes.

 

Como fazer uma manutenção preventiva para hotéis e redes?  

Para realizar a manutenção preventiva do seu empreendimento, é necessário seguir alguns passos. Abaixo você confere as atividades principais da manutenção, porém cada empreendimento tem ativos diferentes e é necessário considerar todos os setores, unidades, máquinas e outros diferenciais que precisam estar incluídos no cronograma de manutenção para o seu negócio funcionar em perfeito estado.  

– identificar tudo que o hóspede usufrui, como cama, banheiro, guarda-roupa, iluminação, interruptores, aquecedores, televisão, conexão com wifi e assim por diante;  
– verificar o estado de conservação de todos os ativos do prédio;  
– verificar a necessidade ou não da troca de fluídos ou óleo;  
– verificar a necessidade de realocar;  
– a necessidade ou não de substituir peças;  
– realizar a calibração de equipamentos;
– registrar cada abertura de chamado;  
– registrar cada atividade de manutenção realizada;
– definir os indicadores confiáveis que necessitam de acompanhamento;
– e muito mais.  

Com todas as informações acima detalhadas, registradas e com a manutenção preventiva dos ativos em dia, você garantirá um estabelecimento de excelência. No entanto, para médios e grandes hotéis e rede, manter todas as informações dos ativos organizadas, com um cronograma de atividades inteligente, proporcionando e garantindo que os funcionários sigam à risca cada atividade registrada na agenda de operação e, ao mesmo tempo, que atendam aos diferentes chamados que ocorrem no dia a dia, é necessário integrar isso de forma digital. Além de manter um histórico de cada unidade e máquina, contar com um software de manutenção preventiva predial garante o cruzamento de dados de todos os setores, atividades, equipes internas e externas, como fornecedores, oferecendo muita mais agilidade e o ótimo desempenho para a sua operação predial.      

 

Software de manutenção preventiva para hotéis

Há mais de 10 anos o Leankeep oferece essa integração para diferentes hotéis e redes no Brasil. Com o nosso software a sua equipe conquista mais mobilidade, pois os responsáveis pela manutenção preventiva podem acessar e usar o software via desktop, tablet ou celular, com ou sem acesso a internet. Essa opção permite que o colaborador acesse as informações rapidamente através da leitura de QRcode, confira a agenda de tarefas e realize as atividades, acrescentando dados ao ativo no software, até mesmo em locais como casas de máquinas ou em extensas áreas externas, onde não há conexão via wifi. Com o software Leankeep Hotel, também é possível cadastrar o número ilimitado de usuário tipo chamado. Assim, você pode incluir, dentro dessa categoria, os diferentes colaboradores do hotel, inclusive os que não estão envolvidos diretamente na manutenção, para que o colaborador que trabalha ou passou pela área que apresenta um problema, consiga registrar a situação com o celular e informar pelo aplicativo sobre o problema o quanto antes. Assim, a equipe envolvida na manutenção será notificada no mesmo momento, providenciando rapidamente a reparação na unidade do empreendimento.  

O software ainda adiciona inteligência na manutenção preventiva de um hotel devido aos insights apresentados por relatórios e indicadores confiáveis do software, gerados a partir do cruzamento de dados de todas as atividades. Confira a seguir as principais melhorias que o nosso software proporciona a empreendimentos do setor hoteleiro:

Cases: veja como o software Leankeep Hotel otimiza de diferentes formas a gestão predial de grande hotéis e redes.

– evita que as demandas dos hotéis caiam no esquecimento;
– cria o histórico de ocorrências por equipamento, usuário e sistema;
– registra as atividades realizadas pela manutenção;
– facilita a geração e a visualização do histórico dos ativos;
– apresenta indicadores de horas técnicas por colaborador nos atendimentos de manutenção;
– integra o departamento de manutenção com os demais setores;
– diagnostica pontos de melhoria e troca de equipamentos;
– monitoramento e acompanhamento a distância pela equipe corporativa;
– programa o cronograma das manutenções preventivas e corretivas;
– reduz significativamente o uso de papel para checklist de manutenção;
– realiza as auditorias de forma rápida e com dados confiáveis;
– gera maior conforto para os hóspedes, pois o aplicativo do Leankeep agiliza; os atendimentos e manutenções de rotina;
– controla gastos e gera economia de tempo;
– organiza informações e armazena dados com segurança.

Além dessas soluções, o software Leankeep ainda realiza a padronização do Plano de Manutenção Preventiva entre as unidades de uma rede de hotéis e os gestores não perdem muito tempo conferindo o preenchimento de Plano de Manutenção Preventiva.   

Conte com a nossa experiência para otimizar a operação do seu hotel. Conheça todas as funcionalidades do software de manutenção preventiva Leankeep Hotel e veja como é simples incluí-lo na gestão do seu hotel ou rede.

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Telefone:

Email:

Mensagem: