Melhores práticas para manutenção hospitalar

15 de março de 2019 por Leankeep Building


Fazer a manutenção preventiva e preditiva de hospitais é, em primeiro lugar, um compromisso com as vidas que são recebidas e cuidadas diariamente no estabelecimento. Prevenir o aparecimento de problemas estruturais e de equipamentos é básico para fornecer a segurança dos pacientes. Desta forma, os profissionais da saúde podem trabalhar com a certeza de que não haverá contratempos durante os procedimentos, garantindo assim, eficiência e qualidade no atendimento.

Ter somente uma equipe médica qualificada não é o suficiente. O funcionamento constante do hospital, aumenta ainda mais a relevância da manutenção para evitar que o trabalho possa ser comprometido de alguma forma.

Melhores práticas para manutenção preventiva

Como o local que precisa estar funcionando 24 horas de forma ininterrupta, é ideal diminuir ao máximo os riscos de imprevistos com os equipamentos. Desta forma, o plano de prevenção é mais do que necessário para ter controle de todos os tipos de manutenções.

Para começar, indicamos que seja feito um levantamento de informações de todos os equipamentos constando: nome, modelo, fabricante, validade da garantia e tipo de manutenção já realizada, além de um ranking de instrumentos utilizados com maior frequência, isso facilitará a definição de prioridades para a manutenção.

Engajar os funcionários do hospital na importância da prevenção de problemas e cuidados com os equipamentos, também é importante para que eles os utilizem com responsabilidade e possam informar qualquer problema ocorrido.

Por último e não menos importante, analisar as condições gerais do local como: estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, iluminação, climatização entre outras, devem constar no planejamento, pois além de evitar danos por falta de manutenção, reduz os custos do hospital.

Gestão da Manutenção

Ter um profissional dedicado ao gerenciamento da manutenção hospitalar e uma equipe que responda rapidamente às falhas, é imprescindível para atender à todas as necessidades do local e dos pacientes. Um erro pode colocar a vida de uma pessoa em risco e, por isso, este trabalho acaba se tornando delicado e desafiador.

E para proporcionar a maior segurança possível, o gestor precisa estar constantemente em contato com o cronograma, condições de funcionamento e prevenção de deterioração.

O uso da tecnologia e de uma ferramenta de gestão, é a chave para facilitar e otimizar o trabalho de controle de manutenção, pois dentre várias possibilidades estão:

  • Organizar a manutenção preventiva;
  • Avaliar relatórios e indicadores;
  • Acompanhar o desempenho das manutenções;
  • Controlar e atender chamados;
  • Gerenciar equipes e fornecedores.

 

Todas essas soluções você encontra no Leankeep Building, um software desenvolvido para otimizar a gestão de manutenção de forma simples, ágil e profissional. Solicite uma demonstração!

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Caminhão.