O impacto da Gestão de Facilities na segurança do imóvel

24 de junho de 2019 por Leankeep


Localização, infraestrutura, materiais utilizados, acabamentos, metragem… Diversos fatores são determinantes na hora de decidir fechar um negócio. Mas, talvez, o mais importante deles seja a segurança do imóvel.

Afinal, já imaginou procurar uma sala comercial para alugar e, ao visitar o local, encontrar várias infiltrações? Ou o elevador em manutenção, pintura descascando, rachaduras pelas paredes… São aspectos que dificilmente passarão despercebidos e que prolongarão a busca pelo imóvel ideal.

Mas, como garantir a segurança de um empreendimento?

Confira nossas dicas e veja como a Gestão de Facilities pode ajudar a preservar a integridade do imóvel.

Manutenção dos itens de segurança

Infelizmente, ainda é comum encontrar edifícios onde a manutenção não é cumprida e as normas de segurança passam “batidas”.

Mas vale destacar que a NBR 5674, uma norma que trata da gestão do sistema de manutenção de edificações, é clara sobre a responsabilidade da manutenção dos sistemas de segurança de um imóvel e, também, sobre as consequências sofridas pelos seus responsáveis em casos de acidentes ou do não funcionamento destes sistemas.

Ou seja, o programa de manutenção, além de ser uma exigência, é uma atividade fundamental para garantir a segurança do edifício e de todos os seus ocupantes.

Por isso, devem ser realizadas vistorias regulares, manutenções preventivas e assistências realizadas por empresas especializadas na área e certificadas pelos órgãos competentes, agindo de maneira ética, transparente e responsável em todos os processos.

Dessa forma, além de manter um sistema de segurança confiável e reconhecido pelas entidades oficiais, é possível obter agilidade no monitoramento das instalações e na correção de possíveis defeitos.  

Também é importante ressaltar que os itens de segurança de um imóvel não se limitam às instalações de combate ao incêndio e proteção. Mas sim, todos os pontos que se destinam à prevenção de acidentes das pessoas que por ali circulam, desde a instalação de pisos antiderrapantes, o sistema de aterramento, a manutenção da iluminação, itens de emergência, correta sinalização, rampas de acesso, entre outros.

O segredo para valorizar o imóvel

A manutenção preventiva e conservação proativa do patrimônio, além de garantir sua qualidade e segurança, é um ponto fundamental para a sua valorização. Por isso, é importante manter os ambientes limpos, seguros, bem iluminados, com acabamentos conservados, equipamentos operando corretamente e áreas organizadas. Afinal, é no cuidado aos detalhes que mora a perfeição. E assim, as chances de fechar negócio aumentam.

A Gestão de Facilities como aliada

A sensação de segurança é um dos principais fatores para qualquer local. Isso porque, além de garantir a tranquilidade aos seus usuários, pode prevenir pequenos ou grandes acidentes e, também, proteger os bens patrimoniais, diminuindo os riscos de possíveis prejuízos.

E a Gestão de Facilities, como já falamos neste outro artigo, pode ser uma grande aliada neste processo. Afinal, ela ficará responsável por administrar todos os procedimentos que garantem a segurança do imóvel, incluindo os equipamentos, os tipos de materiais, as instalações, as equipes envolvidas e as áreas do empreendimento.

Assim, é possível reunir todas as informações sobre o imóvel, estabelecer um cronograma de manutenção, mensurar as prioridades e determinar as ações de rotina. Resultando em uma gestão eficaz, transparente e dentro das obrigações legais.

Leankeep e a maximização dos resultados

Com o Leankeep Facility Software, além de garantir uma Gestão de Facilities correta, a inovação e a tecnologia embarcam na operação. Assim, é possível evitar falhas através da agenda programada de atividades, otimizar a realização das ações com mais agilidade e integrar as equipes profissionais e todos os setores envolvidos nas tarefas de manutenção.

Solicite uma demonstração e conheça todas as soluções e as vantagens que o Leankeep pode proporcionar para a sua empresa!

Fonte: EXAME; Fórum da Construção

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Coração.