Piscina coletiva: quando fazer a manutenção e qual sua importância?

15 de fevereiro de 2019 por Leankeep Hotel


Uma piscina limpa é sinônimo de segurança para quem a utiliza. Principalmente em locais como hotéis, clubes e resorts, onde há grande fluxo de pessoas, a manutenção é essencial e traz benefícios tanto para os usuários como para o proprietário do estabelecimento.

É comum a existência de microrganismos e contaminantes que vêm dos banhistas e do meio ambiente e, eliminá-los pelo processo de infiltração convencional não é o suficiente, é necessário seguir um planejamento eficaz. Confira a seguir, os benefícios de manter a piscina limpa e como fazer a manutenção adequada.

Benefícios

Manter a regularidade na limpeza, inclusive durante o inverno, traz vantagens para as finanças, pois evita gastos com grandes quantidades de produtos químicos e o retrabalho dos funcionários.

A manutenção das piscinas também ajuda a conservar o meio ambiente, pois quando precisa ser substituída, milhares de litros de água são perdidos. Ainda em casos de descuidos, deve-se analisar a possibilidade de fazer o tratamento antes de realizar a troca para evitar desperdícios.

A prevenção de doenças é o ponto crucial, pois até mesmo leptospirose pode ser transmitida pela água mal tratada, além de doenças como: hepatite, conjuntivite, cólera entre muitas outras. A negligência pode afetar funcionários, hóspedes e a reputação do estabelecimento.

Planejamento

A cada quatro horas de utilização, deve-se controlar os níveis de cloro e verificar se o pH está entre 7.2 e 7.6 para manter a alcalinidade ajustada entre 80 e 120 ppm. Caso não estejam em níveis adequados, deve-se fazer a correção.

Diariamente é essencial remover todas as impurezas e detritos com peneira, além de verificar o nível da água.

Ao menos duas vezes por semana é preciso limpar a linha de água, ou seja, tirar as impurezas e gorduras que se acumulam nas paredes e aspirar a piscina.

E, por fim, mensalmente é indispensável fazer a análise bacteriológica, verificar e ajustar os níveis de alcalinidade, metais pesados e ácido cianúrico e realizar a limpeza dos filtros.

Você sabia que um software de gestão predial pode te auxiliar com o planejamento e organização das manutenções? Nele é possível integrar pessoas e setores, criar um plano de limpeza e conservação com cada atividade e periodicidade e, desta forma,  delegar aos responsáveis que poderão consultar tudo em sua agenda de trabalho, garantindo que nada será esquecido. Confira todas as soluções do Leankeep Hotel e solicite uma demonstração!

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: