PMOC para ar-condicionado: confira as responsabilidades e benefícios de aplicá-lo na manutenção preventiva predial

17 de setembro de 2018 por Leankeep Service


A qualidade do ar é essencial para preservar a saúde dos usuários no ambiente de trabalho. Para garantir que as devidas manutenções sejam realizadas, em prédios públicos e privados, de diferentes tamanhos, a Portaria GM/MS 3.523, de agosto de 1998, determinada pelo Ministério da Saúde, passou a exigir das empresas, um Plano de Manutenção, Operação e Controle para ar-condicionado, mais conhecido pelas suas siglas: o PMOC.

A importância de assegurar a qualidade do ar é tanta que as atividades de manutenção tornaram-se obrigatórias em todos os edifícios de uso público e coletivo, através da Lei 13.589/2018. Essa mudança  aumenta a concretização e fiscalização sobre condutas na manutenção em sistemas de ar-condicionado. Desta forma, o PMOC deve obedecer aos parâmetros regulamentados pela Resolução 9/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as posteriores alterações, bem como às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  

Todos os estabelecimentos que tenham uma carga térmica igual ou maior que 60.000/BTUS ou 5Tr, seja um ar-condicionado split, janela ou central, é obrigado a manter o PMOC em dia. E a exigência do Plano de Manutenção e da verificação do estado de limpeza vale para proprietários, locatários e responsáveis pelo sistema de ventilação.

 

Como funciona o PMOC?  

 

No Plano de Manutenção, Operação e Controle do sistema de ar-condicionado é estipulado quais verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. Também é especificado qual é o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado da empresa, qual é carga térmica de cada equipamento, o tipo de atividade desenvolvida no local e qual o tempo de uso do sistema.   

O tempo da sua aplicação na empresa varia conforme a complexidade da estrutura, do número de equipamentos no local, os acessos aos aparelhos, a condição atual das máquinas e o planejamento devido para cada máquina.


Ar-condicionado de janela, split ou central: minha empresa precisa de PMOC?  

 

Se o sistema de ar-condicionado da construção atinja acima de 5Tr ou 60.00O BTUS, mesmo que essa capacidade seja alcançada pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente, é necessário que sua empresa conte com o serviço de manutenção de um técnico habilitado.  

Por exemplo, um empreendimento que tem dois aparelhos de ar-condicionado Split de 36.000 BTUS, que somados chegam a 72.000 BTUS precisam de PMOC, já que a soma é superior a 60.000 BTUS.

Se o empreendimento possui um sistema de ar-condicionado superior a 60.000 BTUS e estiver irregular, ou seja, não conta com um Plano de Manutenção dos aparelhos, configura infração sanitária e a empresa pode ser atuada a pagar entre R$ 2 mil e R$ 200 mil em multa.  

No site do Leankeep Service disponibilizamos o e-book: Plano de Manutenção, Operação e Controle: entenda mais sobre o PMOC, que agora é lei. Onde apresentamos um checklist com as atividades exigidas de acordo com as normas, resoluções e lei do setor. Vale a pena a leitura. Faça o download!

 

Como é feita a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado de acordo com o PMOC?  

 

Um engenheiro é responsável por analisar, colher dados e detalhes do sistema do empreendimento e preencher uma planilha com as informações sobre o sistema de refrigeração, indicando as falhas, o índice de sujeira e outros fatores exigidos no Plano de Manutenção, Operação e Controle.  

A verificação do estado de manutenção e as atividades necessárias nos aparelhos devem ser feitas por um técnico habilitado. Ele é quem ficará responsável por toda a manutenção preventiva e, se necessário, corretiva. Ele realizará a verificação geral dos aparelhos, irá checar o seu funcionamento, se está ou não fazendo ruídos, a limpeza dos filtros, painéis e fará trocas de peças. Se for preciso, o técnico é quem levará os aparelhos para uma manutenção geral, como desmontagem para limpeza, lubrificação do motor do ventilador e o diagnóstico geral do funcionamento.

 

PMOC: como e quando fazer a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado?  

 

Por aqui no Blog do Leankeep, já falamos os principais itens que devem ser analisados durante a manutenção do sistema de ar-condicionado e também o período que determinadas manutenções  devem ser realizadas, semanalmente, mensalmente, a cada semestre ou uma vez ao ano.

 

Como fazer o gerenciamento do PMOC?   

 

Existem planilhas em excel que apresentam o checklist para aplicar no seu empreendimento. No entanto, é uma solução cabível para pequenas empresa. Médios e grandes empreendimentos têm mais complexidade nos seus ativos para gerenciar e, consequentemente, mais burocracia e precisam conciliar muitas outras atividades de manutenção de ativos. Portanto, controlar o PMOC através de uma planilha passa ser complicado, podendo deixar brechas que podem resultar em multas, problemas de saúde para os usuários do local e até mesmo processos judiciais.  

Em casos assim, integrar um software aos processos de manutenção trará mais agilidade, um calendário de operações em dia, assegurando a saúde de todos os usuários do empreendimento. Além de evitar manutenções corretivas. Manter o sistema de ventilação e outros que mantém o pleno funcionamento do prédio ainda garantirá um conforto para os usuários e resultará em economia de operações.  

No seu sistema de gerenciamento de PMOC você precisa incluir as seguintes informações:  

– cadastro de todos os equipamentos do sistema de ar-condicionado  

– os indicadores de manutenção

– um relatório gerencial das manutenção realizadas (parcial ou mensal)  

– a programação anual das etapas de manutenção  

– as atividades de manutenção pré-definidas  

– o controle de chamados de manutenção

– um formulário para rápida impressão do PMOC, onde contém as informações solicitadas pela Anvisa


Quais são as vantagens de contar com um software de manutenção predial?  

 

Incluir um sistema na gestão centralizará as informações de atividades, criando histórico, facilitando todos os processos de manutenção para o gestor de facilities e suas equipes dentro da empresa. O software de Manutenção e Operação Predial Leankeep monta o Plano de Manutenção com todos esses itens do sistema de refrigeração de um empreendimento, definindo a periodicidade necessária de manutenção e o detalhamento das atividades.

O software replica as atividades ordenadas, por exemplo, por um ano inteiro, criando uma agenda de manutenção que irá lembrar o gestor e toda equipe envolvida nas atividades de manutenção, garantindo que tudo seja realizado dentro do tempo necessário e que nenhum item seja esquecido, bem como os registros comprovando sua realização. Com o Leankeep também podem ser definidos os materiais e ferramentas necessárias para cada etapa dessa manutenção, para garantir que a operação da tarefa seja bem ágil e assertiva.

Você também pode, via software, atribuir a responsabilidade técnica a quem vai supervisionar e realizar as manutenções necessárias. Por exemplo, a função de Agenda do software facilita a programação das análises microbiológicas periódicas, inclusive, agendar as análises semestrais em laboratórios especializados e adotar medidas corretivas, caso os resultados estejam fora dos parâmetros. Já os módulos de relatórios e indicadores ajudam a identificar possíveis melhorias para uma manutenção preventiva, além de possibilitar o desenvolvimento de laudos técnicos com dados extremamente úteis.

O Leankeep também oferece um acesso simples ao sistema e facilidade operacional pelo aplicativo, no tablet ou celular,  com ou sem conexão com a internet.

Além disso, como o sistema organiza todas as informações e realiza o cruzamento de dados, seguindo as atividades de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, você evita qualquer tipo de surpresa por fiscalizações e terá o relatório exigido do PMOC sempre à mão ou em apenas um clique.   

Como emitir o PMOC no Leankeep?  

 

O Leankeep concentra em um só lugar todas as informações e documentos necessários para manter o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) atualizado, tornando essa tarefa muito simples.

Uma vez que os planos de atividades, as áreas, os equipamentos e o responsável técnico pelo ambiente climatizado estejam devidamente cadastrados no software e as atividades programadas estejam registradas pelas equipes de trabalho, o PMOC pode ser gerado automaticamente em apenas um clique.

Agora que você sabe os itens que devem ser checados, o risco de deixar passar um deles e a importância de realizar a manutenção na periodicidade certa. Conheça outros benefícios do Leankeep para a gestão de facilities, e descubra qual é segmento é o ideal para o seu empreendimento: Building, Hotel ou Service.  

 

Fonte: Engenharia e Arquitetura

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: