Qual é a importância do PMOC e como facilitar sua emissão?

29 de maio de 2018 por Leankeep


A qualidade do ar nos ambientes de trabalho é tão importante que passou a ser regulamentada por Lei. Em janeiro de 2018, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a implementação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em todos os edifícios que possuem sistemas de ar condicionado.

Antes estabelecida através da Portaria nº 3.523, a nova Lei busca proporcionar uma melhora no bem-estar, na saúde, no conforto e na produtividade dos ocupantes de ambientes climatizados, além de evitar a contaminação de doenças transmitidas por fungos, bactérias e poluentes.

Com isso, o PMOC torna-se essencial no ambiente corporativo, não só no que diz respeito à qualidade de vida das pessoas, como também para garantir a manutenção eficaz dos sistemas de climatização. Evitando, assim, quebras, falhas ou até mesmo um aumento no consumo de energia.

O não cumprimento dos parâmetros do PMOC, que deve atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), configura infração sanitária, sujeita a penalidades que podem variar de R$2.000,00 a R$200.000,00.

Como emitir os relatórios do PMOC?

Com o Leankeep você pode emitir seus relatórios em apenas um clique. Isso porque nosso software de manutenção e operação predial concentra todas as informações e documentos em um só lugar, mantendo o PMOC sempre atualizado e de uma maneira muito mais simples.

Assim que os planos de atividades, as áreas, os equipamentos e o responsável técnico pelo ambiente climatizado estiverem cadastrados em nosso sistema e as tarefas programadas pelas equipes de trabalho, o PMOC pode ser gerado automaticamente. Facilitando a programação das análises periódicas e a emissão de relatórios, que também ajudam a identificar possíveis melhorias.

Ou seja, além de realizar a manutenção corretiva e garantir a qualidade do ar no local, o Leankeep também fornece dados extremamente úteis para a manutenção preventiva, a fim de otimizar o funcionamento do sistema de climatização e aumentar a vida útil dos equipamentos. Afinal, equipamentos em melhores condições dão menos problemas e consomem menos energia, resultando em economia para o seu empreendimento.

Pensando nisso, a Leankeep desenvolveu um ebook gratuito para te ajudar a entender tudo o que você precisa para gerar o PMOC e evitar multas. Baixe o material completo através deste link! E se precisar de ajuda, conte conosco.

 

O conteúdo foi útil para você? Então compartilhe e se inscreva na nossa newsletter, para receber mais dicas e conteúdos como este.

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Telefone:

Email:

Mensagem: