Quando e como fazer a manutenção preventiva de ar-condicionado?

15 de agosto de 2018 por Leankeep Building


Muitas empresas realizam as manutenções dos equipamentos de ar-condicionado quando há um sinal de que algo está errado, como mau cheiro, dificuldades de resfriamento da máquina e vazamento. Porém, manter uma periodicidade de manutenção mantém os equipamentos em pleno funcionamento, garante a saúde dos usuários do local e ainda prolonga a vida útil das máquinas, além de evitar uma manutenção corretiva.

Por que é tão importante realizar a manutenção preventiva?    

Todo equipamento precisa de cuidados para manter o seu bom funcionamento. O mesmo cuidado deve acontecer com o ar-condicionado, pois ele não só climatiza o ambiente, como também filtra o ar, retendo as impurezas e germes em seu filtro. Não higienizar o aparelho regularmente implica tanto em problemas técnicos quanto em um risco para à saúde de quem está no ambiente.

Além disso, o ar-condicionado não funciona bem quando o filtro e as demais partes da máquina estão sujas. O aparelho acaba reduzindo a capacidade de refrigeração, gerando ruídos e aumentando o consumo de energia, somando em custos para o empreendimento.  

Dentro de uma empresa, a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é ainda mais necessária, devido ao seu tamanho e o número de aparelhos que são precisos para manter o clima agradável. A importância de seguir uma periodicidade da manutenção é tão grande, que a implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de aparelhos e/ou sistema ar-condicionado é obrigatória para médios e grandes empreendimentos com grande circulação de pessoas.

E quem pode realizar a manutenção preventiva dos aparelhos de ar-condicionado?  

Em um ambiente residencial, até mesmo o proprietário pode realizar a manutenção de alguns itens do aparelho, como a limpeza dos filtros, das unidades interna e externa. Porém, a presença de um técnico capacitado é muito importante porque ele é apto para fazer um check-up na máquina, é apto para realizar todas as verificações que garantem o bom funcionamento do ar-condicionado.  

Já em empreendimentos de médios e grande porte, a manutenção do sistema de ar-condicionado deve ser realizada periodicamente por uma equipe interna capacitada ou é realizada por uma empresa que oferece serviços de facilities – que terceirizam esse e outros serviços que mantém a operação de um edifício – contratada pelo empreendimento. Tanto a empresa que trabalha com um bom plano de manutenção, quanto a de facilities seguirão um cronograma de manutenção e um checklist para verificar todos os itens e mantê-los sempre ordem.  

Quando fazer a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado?  

O tempo em que a limpeza precisa ser feita varia de acordo com o tipo de ambiente e quanto mais frequente for o uso do ar-condicionado no empreendimento, mais constante devem ser efetuadas a higienização e manutenção dos aparelhos. Fique de olho nas datas que devem ser feita a manutenção em ambientes comerciais e mantenha os seus aparelhos de ar-condicionado em ótimas condições durante o ano todo:  

Ttens do ar-condicionado que devem ser checados na manutenção preventiva

Regularmente
– limpeza do gabinete da unidade interna com pano macio e seco.  

Semanalmente
– limpeza do filtro de poeira

Mensalmente
– limpeza da mangueira de drenagem
– limpeza da bandeja de drenagem
– verificação do encaixe das aletas

A cada 6 meses  

Na unidade interna do ar-condicionado  

– limpeza do trocador de calor (serpentina)
– reapertar contatos cabos elétricos no borne
– substituir filtros de vitamina C e Carvão ativado

Na unidade externa do ar-condicionado   

– limpeza do trocador de calor (serpentina) da unidade externa
– limpeza do sistema de drenagem se houver
– reapertar contatos cabos elétricos no borne
– revisão dos contatos de cabos elétricos no compressor
– revisão do sensor de temperaturas, se houver
– reapertar parafusos do gabinete
– verificação dos capacitores
– verificação do suporte e/ou calços
– reapertar conjunto ventilador (hélice e motor)
– verificar se há necessidade de substituição do fluído (vazamento, baixo rendimento)  

Uma vez ao ano  

– substituir pilhas do controle remoto
– verificar o isolamento da tubulação entre as unidades
– verificar o travamento da tubulação entre as unidades

Fazendo a higienização e a manutenção regular do ar-condicionado você prolonga a vida útil do aparelho, economiza energia e melhora a qualidade de ar no seu ambiente.

Software Leankeep ajuda na manutenção preventiva  

O software de manutenção e operação predial Leankeep monta o Plano de Manutenção com todos esses itens descritos, define a periodicidade necessária, replica essas atividades, por exemplo, por um ano inteiro, criando uma agenda de manutenção que irá lembrar você e toda a equipe envolvida nas atividades de manutenção, garantindo que tudo seja realizado dentro do tempo necessário e que nenhum item seja esquecido. Além disso, com o software, podem ser definidos os materiais e ferramentas necessárias para esse tipo de manutenção, para que a operação seja bem ágil e assertiva.

Saiba mais sobre todas as vantagens do nosso software, conheça as três soluções: Building, Hotel e Service e descubra qual é a ideal para manter o ótimo funcionamento operacional da sua empresa e, claro, garantir que tudo esteja sempre certo com o sistema de ar-condicionado e sem prejudicar a saúde de quem o utiliza.     

Fontes: Komeco e Doutor Clima

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: