Saiba como um software pode agilizar a manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado

10 de outubro de 2018 por Leankeep Service


Assim como em outros segmentos de negócios, o planejamento é muito importante para realizar as atividades de operação predial de uma empresa. Um Plano de Manutenção organiza as tarefas essenciais, aponta o que é prioridade, gerando um cronograma inteligente e garantindo o pleno funcionamento da infraestrutura. E quanto mais cedo iniciar essas atividades, menos problema a empresa terá em aparelhos e instalações, aumentando a vida útil dos ativos e, consequentemente, a do prédio.

Entre os sistemas que exigem uma manutenção periódica, está o de climatização. A importância de manter a qualidade do ar, de proporcionar um ambiente agradável e produtivo para os usuários, e/ou atrativo para os clientes, é tão grande que o Plano de Manutenção, Operação e Controle, o PMOC, tornou-se obrigatório para empresas que possuem um sistema de ar-condicionado com uma carga térmica igual ou maior que 60.000/BTUS ou 5Tr, seja integrado com ar-condicionado split, janela ou central, é obrigado a manter o PMOC em dia.    

Contar com a ajuda de um software tornará a gestão de manutenção do sistema de refrigeração em dia, apontando exatamente os períodos e as atividades que devem ser feitas pelas equipes responsáveis, criando um histórico sobre os aparelhos, seu funcionamento e cruzando as informações do sistema em geral. Essa organização ainda é primordial para que todos dados necessários dos relatório do PMOC estejam em dia, para apresentá-los nas eventuais fiscalizações, que acontecem sem data e hora marcadas.  

Além da gestão inteligente neste sistema de uma empresa, a integração de um software ainda aponta melhorias, através de relatórios e indicadores, que resultam no aumento da performance do funcionamento da infraestrutura, e em até mesmo na redução de custos de operação.  

Portanto, para ficar em dia com o PMOC e conquistar um plano com uma gestão inteligente, simplificada e que cumpra à risca as atividades de manutenção, a integração de um sistema como o Leankeep Facility Software à gestão de operação do empreendimento é essencial.   

O Leankeep é um sistema 100% online de Manutenção e Operação Predial e é a solução ideal para empreendimentos que necessitam ter as normas do sistema sempre disponíveis. Ele reúne características essenciais como o acesso simples e a facilidade operacional com ou sem conexão com a internet, além da possibilidade de uso diretamente no celular ou tablet, dentre outras diversas funções que facilitam a administração da manutenção e a emissão do próprio PMOC.

Software para PMOC

O Leankeep concentra em um só lugar todas as informações e documentos necessários para manter o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) atualizado, tornando essa tarefa muito simples. Com o sistema, o gestor responsável monta o Plano de Manutenção com todas as informações do sistema de ar-condicionado e define a periodicidade necessária, o software replica essas atividades, por exemplo, um ano inteiro, criando uma agenda de manutenção que irá lembrar toda a equipe envolvida nas atividades de manutenção, garantindo que tudo seja realizado dentro do tempo necessário e estipulado e que nenhum check seja esquecido. Dentro deste plano ainda podem ser definidos os materiais e ferramentas necessários para esse tipo de manutenção, para que a operação seja bem ágil e assertiva.

Com o sistema, a equipe ainda segue como está no cronograma as etapas de manutenção. A função de ‘Agenda’ do software facilita a programação das análises microbiológicas periódicas em laboratórios e os relatórios emitidos pelo software ajudam a identificar possíveis melhorias, resultando em uma manutenção não só corretiva, mas também preventiva, além de possibilitar desenvolvimento de laudos técnicos com dados extremamente úteis.

Uma vez que os planos de atividades, as áreas, os equipamentos e os responsáveis técnicos pelo ambiente climatizado estejam devidamente cadastrados no software e as atividades programadas estejam registradas pelas equipes de trabalho, o relatório do PMOC pode ser gerado automaticamente em apenas um clique, para análises e eventuais fiscalizações.  

Além de organizar, criar uma gestão e otimizar as atividades de manutenção do sistema de refrigeração de médias e grandes empresas, o software Leankeep é uma solução completa para fazer a gestão de ativos de uma empresas. Seja o sistema de iluminação, hidráulico, otimizar as atividades de operação de um hotel ou antecipar os serviços de fornecedores, o software, centraliza todas as informações de máquinas, unidades, setores instalações e organiza estipulando as atividades, os horários, evitando falhas e, através de relatórios e indicadores confiáveis, apontando os pontos fracos que podem ser melhorados em toda a gestão de ativos, visando reduzir custos de operações e prolongar a vida útil de equipamentos e da própria infraestrutura.  

Conheça os três segmentos do Leankeep: Building, Hotel e Service e confira todas as soluções que o software pode proporcionar para a gestão de manutenção e  operação da sua empresa.

 

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem: