Case - Rede Deville Hotéis

"Conseguimos realizar as auditorias de forma rápida e com dados mais confiáveis. Sobrando tempo para fazermos outros trabalhos para a rede."

DESAFIO:

Pensando no seu padrão de qualidade e excelência em atendimento a seus hóspedes, a Rede de Hotéis Deville, revelada pela Revista Exame PME como uma das empresas que mais cresce no país, sentiu a necessidade de monitorar e acompanhar as demandas do departamento de manutenção, que na época eram feitas verbalmente.

A falta de padronização do PMP entre as 9 unidades espalhadas pelo Brasil, o atraso nas entregas e o acúmulo de papéis geravam despesas e prejuízos financeiros à rede.

SOLUÇÃO:

Foi em 2014, que o grupo Deville decidiu investir em uma solução que eliminasse as irregularidades no atendimento às manutenções das unidades. A chegada do Software Leankeep a rede, melhorou a comunicação entre todas as áreas da manutenção. Os chamados e as ocorrências hoje, são abertos na hora da identificação do problema, proporcionando rapidez. Com o aplicativo Android, mesmo sem o acesso à internet os técnicos podem registrar as informações e fazer a sincronização depois, os dados ficam armazenados e disponíveis aos setores envolvidos.

A manutenção preventiva passou a ser planejada com antecedência, isso possibilitou ter um diagnóstico preciso sobre cada equipamento e seu histórico, assim como, ter o controle das horas técnicas nos atendimentos de cada colaborador.

Os checklist’s em papel foram substituídos pelo Plano de Manutenção, isso não só diminuiu os gastos e desperdícios das unidades, como contribuiu na prevenção do meio ambiente.

O Deville também usa o módulo Auditorias e tem ótimos resultados. Segundo Alan Nogueira dos Santos - Gerente de Manutenção e Patrimônio, a economia de tempo ganha na extração de dados para relatórios, fez muita diferença no dia a dia das equipes.

“Conseguimos realizar as auditorias de forma rápida e com dados mais confiáveis sobrando tempo para fazermos outros trabalhos para a rede. Antes era necessário várias semanas para elaborar relatórios de auditoria. Hoje é possível fazer em poucas horas”.

RESULTADOS:

O Leankeep está presente em todas as unidades da rede Deville. O software otimizou tempo, gerou economia, levou rapidez na emissão de históricos e relatórios e melhorou o relacionamento entre as equipes, atualmente 575 funcionários o utilizam, sem falhas de comunicação.

“Antes do Leankeep os demais departamentos do hotel solicitavam trabalhos para manutenção verbalmente e muitas vezes isso era esquecido gerando conflitos entre os departamentos e transtornos para os clientes.” aponta Edenilson de Moraes Guedes - Supervisor de Manutenção e Patrimônio. Ele destaca que os gestores de manutenção podem acompanhar as ocorrências de forma rápida e precisa, “Para os hóspedes gera maior conforto, uma vez que o aplicativo agiliza os atendimentos e manutenções do dia a dia.” explica Edenilson.

Desde sua implantação os resultados foram visíveis, para Alan, o Leankeep é indispensável nas atividades diárias de manutenção, e recomenda “Agora, os gestores de manutenção podem dedicar-se mais a operação, uma vez que não perdem tanto tempo conferindo preenchimento de PMP, pois tudo é realizado via sistema” completa Alan.