5 dicas para fazer o planejamento de facilities em 2020

2019 está chegando ao fim e este momento é ideal para fazer o planejamento de Facilities da sua empresa para o próximo ano. Confira as dicas da Leankeep para iniciar 2020 da melhor forma! 

  1. Avalie os resultados de 2019

Antes de tomar alguma decisão estratégica, é essencial ter um momento de reflexão sobre o que já foi realizado e conquistado em 2019. O que deu certo? O que pode ser melhorado? Estas questões irão guiar os próximos passos. Neste momento, é interessante colher dados em relatórios e indicadores para mensurar os resultados do ano que passou e coletar feedback de sua equipe de operação e manutenção de facilities para ouvir ideias e sugestões que podem ser realizadas no próximo ano. 

  1. Identifique as necessidades de sua empresa

Cada empresa tem as suas particularidades e necessidades. Neste momento, considere quais são as prioridades no momento. Assim, será possível trabalhar com mais foco e eficiência. Além disso, é fundamental diferenciar o que é importante e o que é urgente. Ao realizar este tipo de planejamento com antecedência, é possível trabalhar para atingir os objetivos da empresa e estabelecer as atividades programadas, em vez de apenas resolver crises urgentes. 

  1. Planeje seus recursos

Além de estabelecer metas, é importante saber quais são os custos envolvidos em cada atividade. Ao compreender a realidade de sua empresa, é possível estabelecer objetivos que estejam dentro do orçamento disponível. Além dos recursos financeiros, também deve-se avaliar a gestão de pessoas. Será que este é o momento certo de expandir ou reestruturar sua equipe? É necessário terceirizar algum serviço de Facilities? É essencial considerar se os recursos de sua empresas estão alinhados com os objetivos no planejamento. 

  1. Estabeleça um cronograma

Antes de 2020 começar, planeje as atividades que irão acontecer ao longo do ano. Se o planejamento é realizado com antecedência, é possível pensar qual é a época do ano ideal para a realização de cada atividade. Além disso, também estime os equipamentos, quantidade de tempo e equipe que cada tarefa vai exigir. Dentro do cronograma, as revisões periódicas de equipamentos e serviços também precisam ser contempladas. Ao criar um cronograma funcional, é possível estar mais bem preparado caso ocorra algum imprevisto, além de aumentar a produtividade e evitar gastos desnecessários. A tecnologia ajuda muito nessas horas, munidos de todas essas informações, é possível fazer um plano de manutenção e definir todas as periodicidades do ano todo. 

  1. Fique atento à novidades e tendências

O que podemos esperar de 2020? Não tem como saber exatamente, mas algumas tendências como a sustentabilidade continuam. Avalie o que poderia ser implementado, como a reutilização de água, criação de áreas verdes e utilizar luzes que gastam menos energia. Além disso, existem tecnologias e soluções digitais para agilizar a gestão de Facilities. Existem eventos da área que você pode participar? É interessante conhecer as novidades do mercado e se manter atualizado. 

Com estas dicas, comece o ano novo com tranquilidade, segurança e produtividade. Utilizar um software digital como Leankeep é a melhor solução para agilizar o planejamento das atividades de operação e manutenção de Facilities. Acesse e leve os benefícios de Leankeep Service para sua empresa, como:

  • Indicadores e relatórios decisivos;
  • Planejamento das atividades programadas;
  • Redução de custos;
  • Sustentabilidade empresarial. 

FONTES: Manutenção em Foco, Kantro e WeAudit

Este conteúdo foi útil?