Entenda a importância da manutenção elétrica preventiva

Sabe aquele enorme problema causado pela instalação elétrica? Então, ele poderia ter sido minimizado. Mas, devido a falta de limpezas, reapertos e inspeções acabam causando grandes prejuízos.

Ou seja, realizar a manutenção elétrica é fundamental para residências, condomínios e grandes empreendimentos, sendo tão importante para precaução como para o bom funcionamento de aparelhos eletrônicos instalados, além de garantir segurança e bem-estar de todos que circulam pelo local.

Vantagens da Manutenção Preventiva

Aumento na economia

Agendar inspeções e fazer diagnósticos de equipamentos e redes elétricas, ajudam a detectar problemas simples com antecedência. Dessa forma, os gastos com consertos e mão de obra são menores, pois ainda serão pequenos e, em sua maioria, fáceis de resolver. Quando não é diagnosticado, podem ocasionar estrago em outros equipamentos e sua resolução sair mais cara do que o previsto.

Segurança patrimonial e de funcionários

Contar com um programa de manutenção preventiva, é garantir a diminuição de riscos de incêndios e problemas com as instalações elétricas, trazendo segurança ao local, às pessoas que ocupam o espaço e os equipamentos utilizados.

Confiança nos sistemas elétricos

Inspeções feitas no local, aumentam a confiança nos sistemas elétricos e reduz a possibilidade de falhas nos equipamentos, o que garante que o trabalho não seja interrompido e os prazos sejam cumpridos.  

Quais as diferenças entre manutenção elétrica corretiva, preventiva e preditiva?

A manutenção corretiva é feita quando o problema já ocorreu e é necessário que os reparos sejam feitos imediatamente.

A manutenção preventiva é a verificação dos sistemas e equipamentos elétricos, de modo a localizar qualquer possível problema e resolvê-lo para que tudo permaneça em ordem e não acarretem em perdas e danos maiores.

A manutenção preditiva, semelhante à preventiva, acontece em setores industriais para monitorar o funcionamento dos maquinários, podendo prever quando deverá ser feita a manutenção elétrica. Desta forma, reduz custos e evita troca frequente de equipamentos.

Como um software de gestão predial pode auxiliar

Através de um software de gestão predial, é possível facilitar, além de elétrica, o controle de sistemas de ar condicionado, iluminação, hidráulica e muito mais.

Identificar problemas e solucioná-los também se torna muito mais rápido, pois é possível envolver desde o colaborador até o fornecedor, para acompanhar todas as necessidades da empresa.

E o mais importante para a manutenção preventiva: emitir relatórios e ver o histórico dos equipamentos cadastrados, controle de gastos e indicadores de consumo, que auxiliam na tomada de decisões.

Essas e muitas outras possibilidades são encontradas no software de gestão predial Leankeep. Acesse o segmento da sua empresa: Building, Hotel ou Service e solicite um orçamento!

Este conteúdo foi útil?