O impacto da gestão de Facilities no mercado hoteleiro

Ar condicionado que não funciona, piscina que não está limpa, chuveiro que não esquenta, jardim desleixado: em um hotel, todos estes itens criam uma experiência negativa para o seu hóspede. Este tipo de situação pode facilmente ser evitada quando a operação e manutenção de Facilities é realizada de forma correta.

Hidráulica, elétrica, elevadores, jardinagem e muitos outros: a gestão da manutenção de um hotel requer uma equipe integrada, planejamento detalhado e feito com antecedência e acompanhamento próximo. É fundamental garantir que todos estes serviços, sejam eles terceirizados ou não, estejam no mesmo nível de qualidade para oferecer a melhor estadia para os hóspedes. 

Outro fator importante a ser considerado na gestão de facilities de hotéis é que a grande rotatividade de pessoas e a falta de manutenção pode rapidamente levar ao desgaste e depreciação da estrutura. Essa negligência pode implicar na necessidade de manutenções corretivas com mais frequência e até um retrofit, que tem um custo financeiro elevado. 

Cada estabelecimento tem suas particularidades e prioridades que precisam ser consideradas no planejamento. Além disso, é necessário criar um cronograma para que as atividades de manutenção preventiva e corretiva aconteçam em períodos que irão atrapalhar o mínimo possível no funcionamento do hotel e no ir e vir dos hóspedes. Neste momento, é útil ter um check-list criado pelo gestor para garantir que todos os equipamentos, serviços e áreas sejam contemplados na manutenção e evitar ocorrências e gastos desnecessários.

O planejamento da manutenção é um investimento, pois agrega valor à empresa, aumenta a vida útil do hotel e equipamentos. Por isso, a operação e manutenção de Facilities deve ser vista de forma estratégica no planejamento, e não como um custo adicional. Ao oferecer uma experiência positiva para seu hóspede, é mais provável que ele irá retornar mais vezes, indicar para amigos e familiares e fazer uma avaliação positiva online em sites como TripAdvisor e Booking.com. 

O software Leankeep Hotel oferece soluções para transformar a gestão de Facilities em seu hotel. A rede de hotéis Deville implementou o software em todas as suas unidades em 2014. Desde então, a emissão de históricos e relatórios e comunicação de equipes foi agilizada, os custos foram reduzidos e os gerentes conseguem ter um acompanhamento em tempo real das ocorrências. Leve estes benefícios, além de muitos outros, do Leankeep Hotel para sua empresa. 

Confira o vídeo e conheça mais sobre este case:

FONTES: HotelNews e Revista Hotéis.

Este conteúdo foi útil?