Retomada das Academias: Como o facilities previne o COVID-19?

22 de junho de 2020 por Leankeep Building


Manutenção e Facilities
Equipes de facilities contra o COVID-19 nas academias

Para preservar a integridade física de seus clientes diante do perigo que a contaminação do COVID-19 representa, academias e outros locais que promovem a saúde, tiveram que fechar as suas portas. Com o decreto federal para a reabertura de serviços essenciais, mesmo durante a pandemia, o setor fitness retomou gradativamente as atividades em alguns municípios do país. Mas, a questão não é apenas a sua retomada, se trata de algo mais delicado, que envolve a segurança e proteção de clientes, professores e colaboradores. Diante disso, como as academias irão garantir uma operação mais segura em seu retorno? Quais protocolos devem ser seguidos pelas equipes de manutenção e facilities e por seus frequentadores? No decorrer deste conteúdo, vamos trazer experiências de quem cuida desses ambientes e quais protocolos de saúde devem ser seguidos para melhorar ainda mais a satisfação de quem pratica atividades físicas em espaços fitness. 

Academias já estão treinadas para derrotar o COVID-19? 

As academias exercem um papel fundamental para a sociedade neste momento, pois, os exercícios ajudam a manter o equilíbrio emocional, a saúde física e mental. E, para que os alunos possam retornar a sua rotina de treinos com segurança, os espaços prediais fitness precisam estar adaptados aos novos procedimentos e protocolos de funcionamento, eliminando qualquer chance de contágio pelo novo coronavírus. 

Será que a sua academia já está pronta para reabrir quando o seu município decretar a liberação? Nessa retomada, o gestor de facilities deve analisar os contratos com fornecedores e realizar um planejamento bem detalhado das operações. Assim, terá visão para manter as atividades que forem mais essenciais no momento. Com o plano, o gestor terá controle sobre os gastos e poderá diminuir custos de operação sem afetar a qualidade dos serviços. Além disso, funcionários e equipes de manutenção e facilities devem estar cientes dos protocolos de limpeza exigidos e ser treinados constantemente para orientar os clientes no dia a dia. Por falar em limpeza, a higienização dos ambientes e a desinfecção dos aparelhos é o primeiro passo para manter o ambiente seguro contra o COVID-19.

Conversamos com um dos clientes Leankeep, a academia Smart fit em Florianópolis – SC, para saber como está sendo a retomada deles.  Anderson Ferreira, líder do departamento de manutenção, nos conta que a rede, com mais de 380 unidades espalhadas pelo Brasil, investiu fortemente nos procedimentos de higienização para proteger seus clientes e funcionários. As atividades de manutenção predial permaneceram com a mesma qualidade e a operação continua sendo muito discreta.

Como a legislação exige que o ar da academia seja renovado pelo menos 7 vezes por hora, a manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado, filtros e bandejas é feita semanalmente, completa, Anderson.

Higienização e prevenção na academia: Exercícios eficazes contra o COVID-19

A prevenção reduz o risco de contaminação do COVID-19 e a insegurança de quem tem receio em frequentar a academia. Sendo assim, medidas preventivas importantes precisam ser aplicadas, como: 

  • Fechar a academia de 1 a 2 vezes ao dia para a desinfecção dos ambientes;
  • Medir a temperatura de todos. Acima de 37.8°C, não permitir a entrada;
  • O uso de máscara é obrigatório em tempo integral;
  • EPI’s são obrigatórios para as equipes de hard e soft service; 
  • Pedir o CPF do aluno na entrada para evitar o contato com o leitor digital;
  • Disponibilizar álcool gel 70% por toda a academia para o cuidado pessoal e kits específicos para higienização dos equipamentos de treino. 
  • Limitar a ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4m² (áreas de treino, piscina e vestiário); 
  • Orientar o distanciamento social de 1,5m e sinalizar os espaços em que cada cliente deve se exercitar;
  • Desativar 50% dos aparelhos cardio para assegurar a distância entre clientes;
  • Bebedouro somente para uso de garrafas próprias; 
  • Orientar o uso de toalhas próprias para ajudar na higiene dos equipamentos; 

Todos os procedimentos seguem as orientações Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. 

Anderson, da Smart Fit, diz que as academias já utilizavam em sua rotina, produtos excelentes de ação desinfetante e que agora, a preocupação com a prevenção só aumentou. Além da limpeza diária, o grupo adquiriu um aparelho nebulizador que desinfecta todos os ambientes. Para esse processo, as equipes utilizam todos os epis necessários – luvas – óculos – máscaras próprias – e máscaras que filtram não só partículas do ar, mas os gases também. Na entrada, há tapetes que fazem a higienização dos calçados, aumentado ainda mais a segurança do local. O atendimento da academia é com horário marcado para garantir a limitação de pessoas nos espaços. Para evitar o contato com superfícies que apresentam risco de contaminação, o uso de bebedouros, chuveiros, vestiários e armários também foi suspenso. 

3 dicas de peso para prevenir o COVID-19 na operação da sua academia

Aos pouco vamos nos adaptar ao “novo normal”. As melhorias são necessárias para manter tudo com qualidade e segurança, então, fique por dentro das boas práticas realizadas em outras academias

  • Para que o cliente não tenha dúvidas dos protocolos de limpeza e segurança aplicados, sinalize todos os cuidados de prevenção nos ambientes com banners, adesivos e cartazes. 
  • Realize uma pesquisa de satisfação com seus clientes. Insira a “limpeza e higienização” como um item a ser avaliado. A Smart Fit adota essa prática e assim consegue identificar pontos de melhorias nas operações. 
  • Otimize o tempo das equipes de manutenção e facilities fazendo checklists de atividades diárias. o Software Leankeep possui Planos de Contenção preparados com checklists de higienização e desinfecção de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Eles garantem mais segurança e agilidade nos processos.
    Clique aqui e baixe agora mesmo para sua equipe de limpeza, a planilha com checklists de contenção imediata contra o COVID-19 e proteja a vida de todos na academia.
    Agora se você é prestador de serviços de manutenção e facilities para academias e quer se tornar um diferencial para seus clientes no combate ao coronavírus, baixe aqui a sua planilha e comece a usar imediatamente nas suas operações.      


Fonte:
ACAD Brasil, Ministério da Saúde, Smart Fit

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Chave.