Retomada dos Hotéis: Manutenção preventiva e limpeza, essenciais contra a COVID-19!

Medidas de segurança e higiene são ainda mais valorizadas por hóspedes após a Covid-19. Em mais um artigo da série, iremos abordar alguns cuidados na manutenção predial, procedimentos de limpeza das equipes de facilities e refletir porque o PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é tão necessário para a saúde de hóspedes e colaboradores. Veremos também, como um grande cliente da Leankeep, destaque no cenário hoteleiro e referência em atendimento, faz para assegurar a proteção de seus hóspedes contra o coronavírus em suas unidades. 

Manutenção preventiva e PMOC: aliados contra a transmissão da COVID no hotel

 

É preciso dar ainda mais atenção para as atividades de preservação das estruturas durante este período de quarentena. Cada hotel possui as suas próprias demandas, mas, alguns pontos de atenção são comum a todos e podem evitar danos futuros a infraestrutura. A manutenção preventiva das instalações e dos equipamentos, por exemplo, garante a segurança do local e de todos que circulam nos ambientes. Se ela não é feita periodicamente, falhas poderão aparecer nos sistema e em equipamentos, causando grandes prejuízos.  Então antes do retorno, o FM precisa organizar um checklist de vistoria para saber se tudo está em pleno funcionamento. Na pandemia, algumas áreas comuns e diversos aparelhos ficaram inativos, então, essa verificação será primordial para que imprevistos não prejudiquem seu orçamento e a estadia do hóspede.  

Rever o plano preventivo de manutenção e atualizar o cronograma dos técnicos, com as novas medidas e periodicidades, também é uma ação muito importante. Na lista das atividades essenciais, que ajudam a reduzir as chances de proliferação da COVID-19, está a manutenção dos equipamentos de ar- condicionado. Os ambientes climatizados precisam renovar o seu ar interno a cada hora, isto é, captar o ar externo, filtrá-lo e distribuí-lo novamente neste ambiente com pureza e qualidade. Para que os equipamentos possam desempenhar essa função, os técnicos devem realizar a manutenção preventiva, como exige a lei 13.589/18 do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC). As determinações do documento PMOC, evitam o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde e comprovam que a limpeza e manutenção do sistema de climatização, estão em dia no seu hotel. 

Você já possui um plano PMOC? Se ainda não, providencie o quanto antes, pois ele garante um ar interno seguro e livre de bactérias.

Clique aqui e faça o download do nosso e-book exclusivo sobre o PMOC. Confira o checklist completo do documento para emiti-lo dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

 

As equipes de limpeza do seu hotel, já estão prontas para cumprir com as normas de prevenção?  

 

Foi lançada pela Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa), um protocolo para quarentena de viajantes em hotéis, com diretrizes e orientações sanitárias para conter a transmissão do vírus entre passageiros, tripulantes e embarcações. Para ter acesso ao protocolo completo clique aqui!

Contudo, sabemos que cada hotel possui sua particularidade, então cabe adicionar à essas orientações, outras formas de prevenção utilizadas nas operações de soft service. Elas elas podem potencializar ainda mais a proteção contra o vírus no seu hotel. 


Hotéis Deville – Intensificando todos os protocolos de limpeza para sua reabertura

 

Uma das maiores redes de hotéis do Brasil, referência em atendimento para o setor e grande cliente da Leankeep, a rede Deville, já reabriu algumas unidades seguindo todas as novas normas sanitárias e de distanciamento social. 

Para fortalecer a proteção e segurança de todos, a rede adotou um processo de limpeza intensificado com produtos bactericidas em seus apartamentos, superfícies, interruptores e outros locais. Está sendo utilizado também, pulverizadores eletrostáticos para a limpeza mais profunda dos ambientes. Confira neste vídeo, as medidas de segurança que estão sendo tomadas pelas equipes do Deville.

O Deville ainda possui um Comitê de Proteção à Saúde, com uma equipe especializada em  planejar ações de combate à COVID-19. Com cuidado e responsabilidade criam um ambiente seguro e promovem o bem estar aos seus hóspedes.

Nesse momento de pandemia, o ideal é que o gestor de Facilities do hotel tenha um plano de contenção, com checklists de acordo com as exigências sanitárias de limpeza para suas equipes de soft service. Elas poderão seguir à risca as orientações de higienização e desinfecção dos ambientes, ter controle sobre todas as atividades e ainda aumentar a sua produtividade do seu trabalho.  

Se o seu hotel ainda não usa um plano para ajudar na proteção da COVID-19, a Leankeep desenvolveu checklists com padrões de limpeza, seguindo as normas dos órgãos de saúde. 

Dê o primeiro passo para agilizar o serviço das equipes, baixe já a sua planilha de contenção!

Se as suas equipes prestam serviços de limpeza para hotéis, baixe agora a planilha com os checklists de contenção imediata contra o COVID-19!

Fonte: Revista Hotéis, ABRAVA,  Hotéis Deville

Este conteúdo foi útil?