Retomada dos Hotéis: Os desafios do setor de a&b na prevenção da COVID-19

Com foco na retomada segura dos hotéis, o setor de a&b tem um grande desafio pela frente: enquadrar seus processos nas normas dos órgãos de saúde e prevenir de forma eficiente hóspedes mais exigentes e preocupados com a prevenção da COVID-19.
Em mais um conteúdo da nossa série sobre a retomada das atividades hoteleiras, veremos a seguir, algumas ações e modificações feitas nas operações de a&b e quais processos preventivos foram adotados pelos hotéis. Inclusive, saber como uma da maiores redes de Hotéis do Brasil, fez para mitigar os riscos de contaminação nas cozinhas, bares e restaurantes das unidades que já retomaram a operação e preservar a vida de todos.
Novos padrões de serviços no setor de a&b asseguram a saúde de hóspedes na COVID-19
A área de Alimentos e Bebidas é uma das mais importantes da hotelaria e muito analisada pelos hóspedes. Com a pandemia, todas as etapas relacionadas à estes serviços passaram por mudanças rigorosas e reforçaram as medidas preventivas. As adaptações das operações feitas para a retomada dos negócios, buscam limitar o contato humano com os alimentos e bebidas e novos padrões de atendimento surgem.
Em alguns hotéis o buffet de café da manhã mudou para o sistema buffet invertido, onde o cliente é servido e não tem acesso ao buffet exposto. Em outros, o restaurante ainda permanece fechado e o café da manhã e as demais refeições podem ser servidas no próprio apartamento, sem cobrança adicional por isso. Uma comodidade e segurança para os hóspedes.
Nas operações que já retornaram da grande rede de hotéis Deville, um cliente de excelência da Leankeep e que há mais de quatro décadas proporciona a seus hóspedes as melhores experiências em hospedagem, os padrões de serviço e de segurança alimentar foram redobrados:
- Agora, no buffet de café da manhã, um garçom paramentado, serve ao cliente os alimentos que estão protegidos por uma cortina de acrílico;
- A higienização das mesas foi reforçada, e o mise en place só é montado com a presença do hóspede à mesa.
- Os guardanapos descartáveis e talheres dentro de envelopes também intensificam essa prevenção;
- Os cardápios do service room, bares e restaurantes foram desenvolvidos com materiais que permitem a sua limpeza;
- As opções no cardápio foram reduzidas e algumas unidades já tem disponível o menu digital na televisão do seu apartamento.
Esses são algumas das ações adotadas pelo Deville na prevenção a COVI-19. Você pode conferir todos protocolos da rede, através do site do Deville.
Cada hotel tem a sua particularidade e pode adotar para sua operação o que fizer mais sentido para o modelo do seu negócio. Porém, todas as práticas de higienização e prevenção, fazem parte do Protocolo para Quarentena de Viajantes em Hotéis elaborado pela Anvisa. Para ter acesso ao material completo clique aqui.
Equipes de a&b se preparam para atender as medidas preventivas em hotéis
Quanto mais as operações de hotelaria estiverem preparadas para a retomada, mais seguros ficarão os hóspedes e clientes. Por isso, criar uma comunicação transparente e eficaz entre as equipes da cozinha, como: chefs, nutricionistas, cozinheiros, atendentes e equipes de limpeza da área de produção, a respeito do que está sendo feito para proteger a saúde de todos, garante a eficácia dos novos procedimentos de prevenção. O treinamento e a capacitação técnica das equipes são vitais nesse processo.
Sem dúvidas a pandemia trouxe clientes mais exigentes e preocupados com as ações de higienização e proteção ao coronavírus. E essa exigência das normas preventivas, facilitou e acelerou o acesso dos gestores as novas tecnologias que auxiliam na operação de facilities e no controle da manutenção predial.
Sistemas hoje facilitam até na hora de abrir uma ocorrência. No Deville por exemplo, até mesmo a nutricionista utiliza o software de O&M da leankeep, para abrir chamados de manutenção. Logo que aparece uma ocorrência, seja nos equipamentos ou na infraestrutura da cozinha, ela utiliza o app, tira uma foto do problema, envia aos técnicos e pode acompanhar o status da sua solicitação. Uma perfeita solução para reportar problemas com agilidade e potencializar os resultados das atividades com mais segurança e controle das operações.
Confira neste vídeo exclusivo, como o Software Leankeep torna o gerenciamento não só da cozinha, mas de todas as equipes, muito mais eficaz.
Fonte: Revista Hotéis, Hotelier News, Hotéis Deville
Este conteúdo foi útil?