Seu hotel está em dia com o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle?

17 de março de 2020 por Leankeep Hotel


Não é uma tarefa muito fácil manter um hotel em pleno funcionamento, 24 horas por dia, ainda mais na época de alta temporada. Pousadas, redes de hotéis e resorts, precisam estar em dia com a sua manutenção predial e prestar muita atenção em cada detalhe da sua rotina. A limpeza e higiene dos ambientes é um dos ítens básicos e primordiais para promover o bem-estar e a satisfação de seus hóspedes. Porém, existem outras atividades na manutenção, que não são visíveis a olho nu, mas que também garantem o conforto e principalmente a segurança de todos.  O ar condicionado em especial é um ítem que necessita de cuidados extras, pois, pode se tornar um grande vilão se a sua limpeza, que é exigida por lei, não for realizada.

Você sabia que a falta de manutenção no sistema de climatização pode causar sérios riscos à saúde?

Manter a qualidade do ar nos ambientes climatizados do seu hotel, é importante, não só para a comodidade de seus hóspedes, mas essencial para a saúde de todos os ocupantes. Pois, quando um aparelho de ar refrigerado não passa pela limpeza correta acumula ácaros, poeiras e bactérias. Então, se o equipamento estiver sujo ele pode desencadear diversas doenças respiratórias e provocar graves inflamações e infecções. O problema pode não ser apenas na limpeza dos filtros, mas em outras peças que vão se desgastando e se contaminando com o tempo. 

Hotéis precisam fazer a manutenção exigida por lei em seus equipamentos de ar condicionado. 

Para não ter problemas com a qualidade do ar, deve-se considerar um projeto que garanta a boa instalação e conservação dos aparelhos. Por isso o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é exigido em todos os edifícios de uso coletivo que possuem sistemas de ar condicionado, com carga térmica igual ou superior a 60.000 Btus. O PMOC é um conjunto de documentos que atestam, entre diversos ítens, que os aparelhos do sistema de ar do seu hotel passaram por manutenções. Como prevê a lei 13.589/2018 da Secretaria de Saúde, a inspeção e o diagnóstico deste plano deve ser feita por técnicos regulamentados e engenheiros certificados pelo CREA para exercer essa atividade. 

Além de coletar as informações do sistema de ar, será de responsabilidade destes profissionais, manter dados e histórico dos procedimentos e assinar o documento.

O check list exigido é bem extenso e você pode vê-lo em detalhes em nosso e-book completo. Faça o download aqui e fique por dentro das leis e normas do PMOC. 

O local que não atender às suas exigências será penalizado com multas no valor de R$ 2.000,00 a R$ 200.000,00, em alguns casos o empreendimento corre o risco de ser interditado.

Então, como adequar o meu Hotel ao PMOC?

Uma ferramenta de gestão e controle irá facilitar muito o trabalho dos técnicos e engenheiros em todos os processos. O Software de Operação e Manutenção de Facilities da Leankeep, emite o seu PMOC de acordo com a lei, em apenas um clique. Nele o seu hotel poderá: 

  • Criar o plano de atividades;
  • Definir a periodicidade e o detalhamento da manutenção;
  • Visualizar o históricos das manutenções;
  • Acessar os dados de cada equipamento;
  • Emitir os 9 relatórios do PMOC exigidos pela Anvisa. 

Com tudo registrado no software, será possível organizar tanto a manutenção corretiva, quanto a manutenção preventiva para prolongar a vida útil dos equipamentos, e evitar gastos ainda maiores para o hotel.

O Software Leankeep é muito simples de operar, pelo aplicativo no celular ou tablet as equipes podem realizar o trabalho em campo, com ou sem a conexão com a internet. Seu hotel irá aumentar a produtividade com o Leankeep e emitir o PMOC com mais agilidade.

Agora que você já sabe da importância do documento e como o Leankeep pode te ajudar, acesse este vídeo e veja como esta grande rede de hotéis transformou as suas atividades de manutenção com o software. 

 

Fontes: Hôtelier News e Revista Hotéis

Este conteúdo foi útil?


Quem Somos

O Leankeep é um software que garante uma visão ampla da gestão de manutenção e operação predial, otimizando as atividades e processos com agilidade e desburocratização.

Aqui no Blog do Leankeep, você encontra informações sobre as soluções do software e, também, notícias do setor, novidades na legislação e dicas para realizar uma gestão predial de excelência.

Escolha o seu segmento: Building, Hotel ou Service e acompanhe as dicas para aprimorar o desempenho do seu empreendimento. Assine a nossa newsletter abaixo!

Fale Conosco

Quer saber como o Leankeep pode otimizar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Nome:

Empresa:

Telefone:

Email:

Mensagem:


Por favor, selecione a imagem correspondente a palavra: Caminhão.