Desafio

Atuando desde 1996 no setor de logística de saúde e beleza no Brasil, a empresa Ativa Logística é uma das principais empresas do ramo, buscando sempre levar qualidade e atender todas as normas da Anvisa no armazenamento e transporte dos produtos. A empresa conta com 18 unidades na região sul e sudeste do país e está sempre em busca de entregar o melhor em comprometimento e profissionalismo.

Visando melhorar a gestão de facilities da empresa e facilitar a rotina de toda a equipe, os profissionais da Ativa Logística perceberam ser necessário ter uma interface leve e fácil para toda a equipe.

Em relato, a empresa afirma que seus principais desafios na gestão da sua operação eram organizar e agrupar todos os chamados em uma só plataforma, realizar o registro das atividades realizadas e controlar as prioridades das manutenções.

Solução

Para solucionar esses problemas, em novembro de 2020 a Ativa Logística buscou o Leankeep para auxiliar na operação deles. Com isso, a gestão das demandas feitas pelos usuários melhorou, a definição das prioridades ficou muito mais clara e a agilidade dos serviços de manutenção foi otimizada.

A interface, que se encaixou perfeitamente nos critérios de facilidade de entendimento e acesso que eles buscavam, conseguiu se adequar tranquilamente na operação, fazendo com que o acompanhamento das informações fosse algo muito mais prático para a gestão.

“...Com Leankeep conseguimos mudar a visão dos usuários em relação à solicitação de serviços e reparos, antes todos solicitavam reparos sem critério e muitas vezes em duplicidade. Hoje já temos a cultura de chamados pelo aplicativo.” relatou José Anderson Ribeiro da Silva, gerente de facilities da Ativa Logística.

Resultados

Com análise de resultados do Leankeep em algumas sedes da empresa, eles buscam até o fim do ano expandir para as demais unidades, demonstrando que o resultado foi positivo e que o Leankeep foi essencial para o progresso na gestão da manutenção predial. “…Utilizamos [o software] nas ocorrências de manutenção predial, planos de manutenção preventivas de ar condicionados, geradores, equipamentos diversos, inspeções de instalações e [estamos atualmente] em fase de teste para o uso no checklist de limpeza diária. Em média são mais de 150 ocorrências todos os meses e mais 50 planos de atividades cadastrados”, salienta José Anderson.

Também foi apontada a facilidade e praticidade no envio de documentos e checklist, auxiliando ainda nas auditorias que a empresa constantemente recebe, organizando todos os dados em um só lugar. O Leankeep trouxe eficiência para todo o trabalho de organização de prioridades, análises de dados e atendimentos de ocorrências.

O Leankeep auxiliou em diversos pontos da empresa, pontos esses que no início nem se ponderava a possível melhoria, mas a tecnologia revolucionou a empresa por completo, tornando possível a análise desses resultados não só dentro do setor de facilities. “…O Leankeep também contribui para a conservação do meio ambiente. Com os processos que já temos implantados no sistema, deixamos de consumir mensalmente 2000 folhas de papel A4, o equivalente a quase 3 árvores por ano.”

Com todos esses resultados obtidos com a implementação do software na operação da Ativa Logística, José Anderson afirma que “tem praticidade, excelente custo benefício, agilidade e uma interface de fácil entendimento para qualquer usuário, o aplicativo é leve e pode ser usado mesmo sem conexão com a internet.”

A Ativa Logística uma das principais empresas do ramo de logística de saúde e beleza conquistou mais agilidade e eficiência no seu trabalho com a implantação do Leankeep e conseguiu conscientização de toda a sua equipe sobre os processos de manutenção.