Desafio

Com 30 anos de atuação no mercado nacional, a IMC Saste possui 5 unidades especializadas nas áreas de Facilities, Logística, Manutenção Industrial, Construção e Montagem, e Suporte à Gestão.

Mantêm as certificações ISO de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente há mais de 12 anos e investe constantemente em treinamentos para seus funcionários e atualizações tecnológicas. Com profissionais altamente qualificados, a IMC Saste possui amplo conhecimento em todos os seus segmentos, é por essa razão que a competência, agilidade, ética e o comprometimento estão entre os seus diferenciais.

Para dar continuidade aos processos de melhoria, buscaram por uma solução que agrupasse controle de ativos, planos completos de manutenção, dashboards e diversos relatórios para monitoramento de dados. Lilian Stephanie Quirino Santos - planejadora de manutenção da empresa nos conta,“... buscávamos um software completo que fosse de fácil utilização, desde o cadastro, passando pela operação até a apresentação dos resultados. Que também trouxesse mais eficiência à execução e gestão dos serviços de facilities e, encontramos isso no Leankeep”

Solução

Foi em 2020 - ano em que iniciou a pandemia do Covid-19 no Brasil - que a IMC Saste contratou o Leankeep e implementou a solução do software na sua operação. Desde então, 150 usuários operacionais e 60 usuários chamados utilizam o software nas diversas unidades da instituição. Lilian Santos, do setor de planejamento de manutenção é quem gerencia o uso da ferramenta por parte das equipes e acompanha a performance do software na operação. A IMC Saste cuida com muito zelo do patrimônio, dos processos operacionais, administrativos, humanos, estratégicos, ecológicos e sanitários dos seus clientes com toda a excelência. Esse cuidado é feito através do controle das preventivas e corretivas, função mais utilizada por eles hoje no software de O&M de facilities do Leankeep

Lilian ainda relembra que o setor de manutenção da empresa já passou por algumas experiências com ferramenta similares do mercado,“...antes de implantarmos o Leankeep, chegamos a utilizar outros sistemas, mas que não tiveram o mesmo engajamento das equipes. Ou eram demasiadamente complexos, ou não continham todas as ferramentas e gestão de resultados e acabavam por desestimular tanto os usuários quanto os gestores e clientes”.Nenhuma plataforma foi tão completa e se encaixou perfeitamente ao modelo de negócio da empresa, quanto o software Leankeep.

Resultados

A usabilidade simples da ferramenta inteligente do Leankeep, conquistou os técnicos e agora os registros das atividades são realizados naturalmente pelas equipes de hard e soft service. Segundo Gerson Guimarães - Diretor de facilities da IMC Saste - o principal desafio na implementação era o engajamento dos técnicos, ele salienta que “a adesão de quem é responsável pela operação e informações sobre as ordens de serviços em um sistema é fundamental para o sucesso da gestão de facilities”.

Gerson, ainda completa que a sua equipe não foi a única a sentir melhorias nas atividades diárias, seus clientes também puderam constatar benefícios na operação:“… a melhoria na execução dos serviços foi notável e os clientes ficam impressionados com a qualidade das informações que apresentamos nos relatórios mensais dos serviços”

Há um ano e seis meses, o software de O&M do Leankeep entrega as equipes técnicas e de gestão da IMC Saste, diagnósticos mais precisos, produtividade, credibilidade e confiança. Para Gerson, o software facilita todo o processo de operação e gestão do setor de manutenção e facilities e finaliza dizendo,“por ser um sistema completo, de fácil utilização e de bons resultados, recomendamos o uso do Leankeep para outras empresas”.